Header Ads

Header Ads

Header Ads

Agatha Christie

Agatha Christie é mesmo fascinante, é incrível como você lê 200 páginas sem perceber.
A cada história ela consegue prender o leitor de forma mágica. Comecei a gostar de romances policiais por causa dela, o primeiro livro que li foi Um corpo na biblioteca e a partir daí me tornei uma leitora assídua de seus livros, logo fui apresentada ao Hercule Poirot (Assassinato no Campo de golfe)que se tornou meu detetive favorito e ao Capitão Hasting que também é um personagem que eu adoro.Poirot será para mim meio que eterno!O jeito dele desvendar os casos permitindo que o leitor o acompanhe é o que o torna para mim o melhor de todos.
Ontem terminei de ler Os elefantes não esquecem, claro que gostei muito.É engraçado ,mas toda vez que eu leio Agatha me sinto como se estivesse nos anos 50/60 , aquelas mulheres de cabelos curtinhos tipo Chanel, trens...Quando leio parece que estou assistindo um filme.

Dame Agatha Mary Clarissa:
"Dentro de alguns anos, só quero ser lembrada como uma boa escritora de casos policiais." Diz ela. E é assim que Agatha Christie permanece na memória de seus fiéis leitores em todo o mundo. Os números dão conta de seu enorme prestígio: oitenta e seis livros traduzidos em cento e três idiomas, além de uma autobiografia e mais de trezentos e cinquenta milhões de exemplares vendidos até hoje. Natural de Torquay, Inglaterra, onde nasceu em 15 de setembro de 1890, a escritora foi batizada com o nome Agatha Mary Clarissa Miller. Passou a infância e a adolescência num ambiente quase recluso, pois sua mãe se encarregou de dar-lhe formação cultural, proibindo-a de freqüentar escolas públicas. Tinha trinta anos quando conseguiu publicar seu livro de estréia, O misterioso caso de Styles (1921). Agatha Christie criou dois dois tipos inesquecíveis: o detetive belga Hercule Poirot, com suas prodigiosas celulazinhas cinzentas no cérebro, e Miss Marple, uma solteirona simpática, observadora sagaz e tão cerebral quanto o detetive belga. Antes de morrer, em 12 de janeiro de 1976, cuidou também de preparar a morte de Miss Marple; e voltou a mansão Styles, cenário de seu primeiro livro, para encerrar a carreira de Poirot em Cai o pano.

Fonte: Livro "Morte no Nilo" de Agatha Christie.


Sobre Hercule Poirot ...

De nacionalidade belga (embora muitos o julguem francês), Poirot é uma personagem extremamente extravagante. Usa bigode e tem sempre uma aparência elegante e impecável. O seu nome é deliberadamente absurdo, pois Hercule relembra o herói Hércules da mitologia grega, porém o detetive é um homem pequeno. O sobrenome Poirot tem origem em poireau , que em francês significa alho-porro ou verruga . O personagem apareceu pela primeira vez em 1920, no romance "O misterioso caso de Styles" (The mysterious affair of Styles).
Poirot é um grande fã da ordem e do método, daí estar sempre impecavelmente vestido. Chega, em certos momentos, a ser rabugento. Costuma dizer ao seu amigo Hastings que: "o seu crime de sonho seria realizado com método e ordem..." e acredita que "se houvesse um criminoso assim, seria impossível, incluindo o próprio Hercule Poirot, descobrir o verdadeiro culpado".
Ao contrário dos outros grandes detetives da Scotland Yard, Poirot diz que pode resolver um crime estando "apenas sentado na sua poltrona". Ele compara os seus colegas a "cães de caça humanos", pois eles usam as pequenas pistas no chão, as pegadas e as impressões digitais como método de trabalho; enquanto que Poirot usa, como único meio, a psicologia humana e o que ele chama de "massa cinzenta". Não é um detetive de ação, mas meramente dedutivo.
Poirot diz que a mente humana não tem nenhuma originalidade, pois quando um criminoso comete um crime, o seu método psicológico é sempre o mesmo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hercule_Poirot


Sabe...
Ela é um das pessoas com que eu realmente gostaria de ter levado um papo...

Um comentário:

  1. A propósito de Agatha Christie, convido você e a todos para conhecerem dois blogs recém-lançados...

    A Casa Torta: O Mundo de Agatha Christie
    http://acasatorta.wordpress.com

    Cinema é Magia
    http://cinemagia.wordpress.com

    Um abraço.

    ResponderExcluir