ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

16 agosto 2011

O Rei do Inverno (Bernard Cornwell)

Eu sempre fui apaixonada pelas histórias/lendas sobre Artur e este era um livro que estava na minha lista de atrasos.

O Rei do Inverno é o primeiro livro da trilogia As Crônicas de Artur e tenta contar a história de Artur da forma mais realista possível, deixando de lado a magia e a fantasia. Bernard nos mostra um Artur que não era rei, mas um general extremamente corajoso, respeitado e amado que lutou bravamente contra os saxões defendendo a Britânia.



A história é narrada por Derfel Cadarn um saxão, que ainda criança, escapa da morte e se torna um dos protegidos de Merlin. Derfel, já idoso, narra a história a pedido da rainha Igraine que quer conhecer mais sobre as lendas de Artur através de alguém que conviveu com ele Achei isso uma excelente ideia do Bernard, pois ele consegue prender o leitor e brincar com o que já está cristalizado no imaginário das pessoas, usando Igraine para isso. Em um certo momento, por exemplo, ela pergunta a Derfel sobre como Artur tirou a espada da pedra.

E aos poucos Derfel vai narrando as batalhas, que foram muito bem descritas (mais um ponto para o autor) e também sobre os personagens, inclusive sobre si mesmo.
Acho que Bernard conseguiu criar um dos narradores mais carismáticos da literatura, pois não tem como não simpatizar por Derfel.
Conhecemos também Nimue, uma sacerdotisa de Merlin, muito amiga de Derfel; Morgana, que dispensa apresentações; Guinevere, Lancelot, que até que enfim foi descrito como um príncipe sem caráter e  arrogante e claro Merlin!

Bernard conseguir caracterizar muito bem todos os personagens e por ser um romance histórico, por favor não confundam com registro histórico, conseguiu descrever muito bem os costumes, religiões, lugares da época, o que vestiam ,o que comiam e narrou com excelência sobre as táticas de batalha e a batalha em si, bem sanguinárias, Bernard não poupa detalhes e faz o leitor prender o fôlego.

Merlin é um dos meu personagens favoritos de todos os tempos e ouso dizer que esse foi o melhor Merlin já escrito, sem magia, mas com as crenças antigas, ele é um Druida muito respeitado, com capacidade de intervir em muitas decisões na Britânia, cujo o poder ninguém ousa contestar, porém ele só aparece depois da metade do livro.

Nesse romance Artur não é o idiota enganado por todos, muito pelo contrário, ele é um homem de grande fibra moral e ótimo caráter, muito justo e corajoso, porém como todas as pessoas, ele possui seus defeitos e limitações, ele comete erros e isso deixa o personagem ainda melhor, pois o torna mais humano e menos idealizado. Prefeito!

Enfim eu ultra recomendo esse livro, quem não leu TEM QUE LER AGORA! Muito bom! Apesar de suas 537 páginas você mal percebe que está lendo. E no final tem uma nota do autor falando dos fatos históricos e estudos arqueológicos sobre Artur " um general que, durante a vida, jamais reinou. Foi coroado só muito anos após sua morte, depois que sua história foi contada e reinventada por menestréis e escritores ao longo dos últimos 15 séculos"

Quotes:

"E havia neve quando começou a história de Artur. Foi há uma vida inteira, no ultimo ano do reino do Grande Rei Uther."

"Igraine está infeliz. Quer histórias da infância de Artur. Ouviu falar de uma espada presa na pedra e quer que eu escreva a respeito, bom houve um espada e houve uma pedra, mas o lugar delas nas história ainda está muito adiante."

"Artur ainda estava lutando. Tinha transformado um terço do exército inimigo numa ruína vermelha, mas agora o resto o retinha."


Editora: Record
Paginas: 537


 OBS: Apesar de ter sido lançado em 1995 O Rei do Inverno só foi publicado no Brasil em 2001.

3 comentários :

  1. Confesso que este tipo de livro não é um dos meus favoritos, mas sua resenha me fez ficar curiosa a respeito dele.
    Saber mais sobre a história de Artur...

    Beeijos!

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  2. Ei Aline sou doida para ler essa série, também amo as lendas arturianas, agora tu me deixou com uma vontade de passar esse na frente hehehhehe...
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  3. Meninas o livro é OMG!! Vocês não vão se arrepender de ler.

    Mi Muller se vc tb ama as lendas arturianas tem que ler esse!! Nota 10000000000

    Bjs para vcs

    ResponderExcluir