ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

12 novembro 2011

Orgulho e Preconceito (Jane Austen)

Orgulho e Preconceito é daqueles livros que marcam e ficam para sempre cravados no leitor. Com uma escrita refinada e personagens tão reais é impossível não se apaixonar pela obra e a deliciosa história que perpetuou o amor de Lizzy e Darcy atraves dos séculos.

Eu fui completamente fisgada pela Jane Austen nesse livro, me encantei com cada palavra e vivenciei uma época onde o casamente era algo inevitável para se tornar uma pessoa respeitável e para as mulheres a única maneira de melhorar suas vidas e não ser um peso para os pais. Naquela época uma mulher se casava, tinha uma famila, mas hoje... ela pode ser médica, delegada, professora, engenheira, presidente, ela pode ser o que quiser e  não precisa de um homem para isso. Gente eu não estou sendo feminista, estou apenas tentando falar de um livro escrito em uma época em que a sociedade era muito diferente da que vivemos hoje.


No início vemos um Darcy arrogante e orgulhoso que desfaz das pessoas e pensa apenas em si, já Lizzy  é a personagem mais encantadora que ja conheci, inteligente, decida ,corajosa e sensata. Também amei o Sr Benetth  e sua língua afiada e humor ácido e confesso que me irritei muito com a Lídia e a Sra Beneth, sinceramente ninguém merece uma mãe dessa! rs.

Conforme Lizzy e o Sr. Darcy tem seus caminhos se cruzando frequentemente o leitor pode perceber a paixão aflorando dele e acho que é por isso que a público feminino se encanta tanto pelo Darcy, pois embora ele não fale, o leitor vê surgir aos poucos esse sentimento tão puro que ele tem por Lizzy, vemos ele superar as barreias do preconceito, do orgulho e da rejeição sem guardar mágoas... vemos ele fazer tudo por ela, tudo o que um verdadeiro amor permite e sem melação ou diálogos enjoativos.
Também acompanhamos as mudanças nos sentimentos da Lizzy e não há como não se apaixonar pelo amor do dois.

Eu realmente amei o livro, esse entra para os top 10 livros da minha vida. São livros que mexeram comigo a ponto de mudar minha visão sobre as coisas, sobre vida...
Esse é o primeiro livro da autora que li e com certeza vou procurar outros.

Ler orgulho e preconceito não é apenas ser testemunha de um amor que vai surgindo aos pouco, mas também ser transportado para um epóca tão distante da nossa.

3 comentários :

  1. Olá, eu sou apaixonada por este livro, li nesse ano e entrou para a lista de favoritos. Lugazinho na estante em separado.
    Ha! Tem selinho para você no meu blog: http://trilhas-culturais.blogspot.com/2011/11/selinho-seu-blogum-estouro-e-meme.html

    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!

    Também gostei bastante desse livro! Não entrou pra lista dos meus top 10, mas Jane Austen escreve muito bem, tanto que depois de taaantos anos garotas de hoje leem e gostam!
    Tenho que ler outros livros dela, Orgulho e Preconceito foi meu primeiro e único,. por enquanto...

    =)

    ResponderExcluir
  3. OeP é um dos meus livros preferidos da Jane. O Mr. Darcy sem comentários né? maravilhoso...rs
    Bjos

    Jack do www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir