ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

27 maio 2013

Starters (Lissa Price)


Editora: Novo Conceito
Autor: Lissa Price
Páginas: 368
Nota do Sempre Nerd: 4,5/5

Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...



Após a guerra dos Esporos todos os adultos morreram, pois apenas os jovens abaixo de 16 anos e os idosos receberam a vacina. As pessoas passaram a viver até os 200 anos.
Imagine um sociedade onde só existem crianças e idosos. Então criou-se uma lei: apenas pessoas acima de 19 anos podem trabalhar. Dessa forma os adolescentes menores que não tem avós ou parentes vivos são capturados e obrigados a realizar trabalho escravo, por isso muitos adolescentes vivem escondidos, fazendo o possível para sobreviver, Callie é um deles. Junto com seu amigo Michel e seu irmão Tyler, de saúde frágil e apenas sete anos, vivem em edifícios abandonados, mudando-se com frequência para não serem pegos pelos Inspetores.

Callie vê no Banco de Corpos uma oportunidade de mudar sua vida e cuidar de seu irmão, que está cada vez mais debilitado. O banco de corpos é um local que oferece serviços aos Enders (idosos). Eles podem alugar um corpo lindo e jovem de um Starter e viver emoções e aventuras que seus velhos corpos já não podem suportar, em suma eles podem ser jovens outra vez, mesmo que por tempo determinado. Callie receberá um quantia  razoável para alugar seu corpo, o que ela não sabe é que a sua inquilina tem planos que vão mudar sua vida para sempre.

Starters foi uma maravilhosa surpresa, comecei lendo o livro e imaginando que seria mais um JV, mas me deparei com uma história completamente original e um Universo assustador.

Adorei a trama criada pela autora, foi inovadora e surpreendente. A ideia do Banco de corpos é apavorante.

É um livro cheio de ação, mal percebe-se que se está lendo, quando se vê já é o capitulo final. O leitor vai descobrindo as coisas junto com a protagonista, o que deixa a leitura ainda mais dinâmica.  Outra grande sacada do livro foi o vilão, o Velho, ele é um mistério, ninguém sabe  realmente quem ele é. Ele nunca aparece em publico, usa apenas projeções holográficas e por meio de tecnologia avançada disfarça a voz e usa imagens alternadas no lugar do rosto. O Velho é um enigma e isso dá a trama um elemento chave para prender o leitor. Eu fiquei extremamente curiosa para saber quem ele é.

Existem apenas alguns pontos no livro que poderiam ter sido mais aprofundados, algumas questões foram resolvidas muito rapidamente e de forma rasa. Gostaria também que a autora tivesse explorado mais o Universo criado, como o governo e suas leis, mas estou com grandes esperanças de que ela faça isso em Enders, a sequência do livro, que será lançando ainda esse ano nos EUA.

O livro é fantástico, traz um proposta inovadora e tem um final digno de filme, deixa o leitor incrivelmente ansioso pela continuação.

3 comentários :

  1. David Germanotta4 de junho de 2013 13:28

    Desde o seu lançamento estou instigado a ler este livro. Vendo tantas e tantas resenhas por ai, com opiniões distintas, vejo que este não é mais um JV, o que me deixa ainda mais curioso a lê-lo.
    Ótima resenha, Aline!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quero muito ler. O branco do rosto é apavorante mesmo. Fiquei aqui imaginando uma sociedade com crianças e idosos, nossa, a autora foi super além e o livro parece ser muuuuito bom mesmo. Por isso quero ler, gostei dele desde o dia que vi o lançamento dele. Digno de filme? opa, seria otimo tambem! Amo filmes! Mas tenho que ler antes rss

    ResponderExcluir
  3. Gosto da capa desse livro, rs. Parece ser uma distopia bem original, pelo o que vc disse. Final digno de filme? Preciso ler então! Ótima resenha, parabéns! Beijos =)

    ResponderExcluir