Header Ads

Header Ads

Máfia do Cinema - Blogagem Coletiva #1 Cine Nerd: Tróia



Título Original:Troy
Direção: Wolfgang Petersen
Ano: 2004
Gênero: Ação/Drama
País: EUA
Duração: 163 minutos
Nota: 10,0

Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).

Lembro-me de que o lançamento desse filme foi super badalado e eu acabei vendo 2 vezes no cinema e mais algumas em casa.

Tróia tem como base a adaptação de uma das maiores obras da literatura A Ilíada, que narra a Guerra de Tróia, gerada pela fuga de Helena, esposa de Menelaus, rei de Esparta, com Páris filho de Príamo, rei de Tróia. Após esse ultraje Menelaus recorre ao irmão Agamenon, rei de Micenas que reúne um exercito para atacar Tróia, entre os guerreiro gregos está o temido e implácavel Aquiles.

É claro que toda adaptação de uma obra literária tem suas modificações e dificilmente se iguala a riqueza da obra, imagine então uma obra tão complexa e antiga como A Ilíada. Portanto não vou ficar comparando o filme com obra, isso é assunto para quem sabe um futuro post.

O filme é magnifico, com cenários e figurino extraordinários, mas sem chegar ao exagero, tudo muito bem trabalhado para transportar o telespectador para uma época sangrenta e de grandes batalhas.

Apesar de Tróia ser um filme esplêndido e muito bem ambientado, o que se destaca com certeza são seus personagens, que com exceção de Páris que é um covardão, são inesquecíveis e até mesmo os vilões foram bem caraterizados, pois fica claro no filme que o sequestro de Helena foi apenas a desculpa que faltava para Melenaus e Agamenon atacarem o Tróia, pois havia grande interesse pelo império devido a sua ótima localização geográfica.

Aquiles ficou perfeito, não só pela beleza de Brad Pitt, como também por seu talento, sua habilidade em batalha foi retratado com muita eficiência. Heitor também é outro ótimo personagem com grande censo de justiça e apega familiar, ele comove o telespectador, mas o personagem que mais gosto é Príamo, ele é intenso e transborda dignidade, as melhores falas, cobertas de sabedoria, pertencem a ele. Me emociono muito quando ele procura por Aquiles em sua cabana, por tudo o que ele fala.

A batalhas são monumentais e muito bem encenadas. Outro grande momento do filme é a luta entre Aquiles e Heitor, impossível não se envolver completamente.

Vale muito a pena ver o filme, seja por sua beleza visual, seja por sua memorável história, Troia é um filme épico que vai agradar gerações e ganhar muitos fãs.

Confira outros blogs participantes 

6 comentários:

  1. Oii Aline!

    EU assisti Troia no cinema também e adorei! Realmente o Páris é um baita de um covarde, mas de fato, o que mais me impressiona com atuação e tudo mais, é o Brad como Aquiles. Ele ficou Fantastico!
    Realmente um épico muito bom!

    Beijinhos
    Nina Xaubet
    www.storytimestoryteller.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii ALine!! *-*
    Eu gosto do filme, não o adoro pro culpa do Páris, ele é um covarde U_U
    Mas adorei sua escolha e sua resenha. Embora eu não seja tão fã, tenho que admitir que a produção é muito bem feita e os atores são demais!

    Beijinhos,
    Nina Xaubet
    Storytime, Storyteller

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ver esse filme, não sei porque não fiz isso ainda. Adoro quando os cenários e os figurinos conseguem cumprir seu papel de nos transportar para uma outra época... e que bom que os atores estão bem, que as personagens convencem e comovem. Vou tentar assistir logo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Ah, essa é a terceira blogagem coletiva que visito, e to amando.
    Essa dica é tudo de bom, eu assisti algumas partes do filme, mas depois não consegui mais achar ele pra assisitir por completo. Na internet não encontro e nas locadoras daqui ele está sempre alugado, as escolas usam bastante.
    Eu adoro filmes sobre Tróia e toda mitologia, conheço muitos dos livros lidos, e gosto muito do Heitor.
    Ótima dica de épico.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline

    Esse filme é mesmo um épico de tirar o fôlego, principalmente pela atuações de Brad Pitt, Orlando Bloom e Eric Bana.
    Ótima dica para quem gosta de épicos da nova geração do cinema!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai Orlando Bloom *-*. Outro filme que só assisti por causa da beleza de um dos protagonistas. Eu acabei nem prestando atenção direito na atuação deles, ou no filme em geral, haha.

    ResponderExcluir

Disqus for Sempre Nerd