Header Ads

Header Ads

O Ano da Leitura Mágica (Nina Sankovitch)

Editora: Leya

Autor: Nina Sankovitch
Páginas: 232
Nota do Sempre Nerd: 4/5
Um desafio: ler um livro por dia durante um ano. Você aceita? Essa foi a promessa que Nina Sankovitch fez a si mesma. Após perder a irmã mais velha para o câncer, e embora precisasse cuidar dos quatro filhos e lidar com os percalços que fazem parte do cotidiano de uma grande família, Nina cria uma jornada para si mesma: ler um livro por dia durante um ano inteiro. Nesse verdadeiro sonho literário, nossa heroína descobrirá que o ano de leitura mágica mudará tudo ao seu redor e que os livros são uma ótima terapia. O ano da leitura mágica também conta a história da família Sankovitch: o pai de Nina, que escapou da morte por um triz na Bielo-Rússia durante a Segunda Guerra Mundial; os quatro ruidosos filhos, que lhe recomendavam livros ao mesmo tempo que a ajudavam a cozinhar e a limpar a casa; e Anne-Marie, sua irmã mais velha e inspiração, com quem Nina compartilhou os prazeres da leitura, mesmo em seus últimos momentos de vida.

Após morte da da irmã, Nina Sankovitch se vê perdida e deprimida e apesar de se envolver em várias atividades, ela não consegue lidar muito bem com a situação, até que um dia ela cria um desafio para si mesma: ler um livro por dia durante um ano e apesar de cuidar de quatros filhos e ter todos os afazeres de um família grande, ela descobre na terapia da leitura uma forma de se livrar da dor da saudade sem se desconectar da irmã que também era uma leitora ávida.
Através da narrativa ela conta suas experiências, fala sobre suas leituras e como cada livro ajudou a amenizar sua dor e sua solidão. 

Apesar de parecer um livro de autoajuda, ele deve ser visto assim, na verdade esse é um livro feito para quem ama ler, pois é impossível o leitor não se identificar com Nina. Ela é uma mulher que ama ler e ama falar sobre livros que leu, e eu pergunto afinal não isso que nós blogueiros fazemos? Então como não amar O Ano da Litura Mágica?

Vemos Nina enfrentado muitos desafios e encontrando em cada livro um companheiro querido, ela fala dos livro e a gente automaticamente tem vontade ler aquele livro. Confesso que me interessei por muitos e comprei alguns, deixando outros na fila de espera.

Ler O Ano da Leitura Mágica é como conversar com alguém que é apaixonado por livros, e ver como a leitura pode ser uma terapia e uma jornada maravilhosa para nos ajudar a enfrentar nossos problemas do dia a dia. Amei esse livro e ele ganhou um espaço especial na minha estante, aprendi muito com ele e com a Nina.

Vale ressaltar também que no final do livro tem a lista de cada livro que ela leu naquele ano e caso alguém se interesse no site dela tem a resenha de todos o livros lidos.

Vale muito a pena.

5 comentários:

  1. Olá Aline, olha eu não sei ler livros de auto-ajuda, mas achei a promissa deste bem interessante. Acho que pelo fato da personagem ler, e como ela nos procuramos refugio em nossas leituras. E assim como você acho que me senti a propria.Hahahaha
    Não conhecia o livro, mas vou ver se o acho, para ler e ver isso. Mesmo não gostando de auto-ajuda acho que este livro merece sim ser prestigiado.

    Parabéns pela resenha!!!!!!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  2. Peraí... então é uma história real?? se no blog dela tem todas as resenhas, e eu visitei e a dona realmente tem esse nome... ah, que tudo!! Amei a ideia, e sinceramente a admiro demais por ter dado conta de tudo isso... um livro por dia é um tanto quanto pesado... por mais que eu leia rápido, não daria conta...

    Deve ser o máximo ler um livro assim mesmo, adorei o que você disse, que é como conversar com alguém que é apaixonado por livros! *-*

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,
    tudo bem?
    Nossa, esse livro parece ser uma conversa com uma amiga no fim de tarde. Acho que irei adorar saber sobre os livros que ela indica. Super diferente, gostei mesmo, embora não curta livros de auto ajuda.
    Beijinhos.
    cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Não conhecia esse livro, mas gostei muito da sua resenha. Realmente é um sonhos, acho que para todos os que amam ler, conseguir ler um livro por dia, sem contar que é uma terapia e tanto. Esse já foi para a lista dos livros que eu preciso ler!
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente, imagina ler 1 livro por dia durante um ano? Acho que só conseguiria se fossem mais fininhos, porque pega um do King ou Guerra dos Tronos pra ver hahaha.

    ResponderExcluir

Disqus for Sempre Nerd