Header Ads

ad

Os 13 Porquês (Jay Asher)

Editora: Ática
Autor: Jay Asher
Páginas: 256
Nota do Sempre Nerd: 5/5

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Clay recebe um misterioso pacote de fitas cassetes e ao começar a ouvi-las, percebe que se trata da voz de Hanna, uma menina da escola que cometeu suicídio a poucas semanas. Na fita Hanna avisa que existem 13 motivos para ela ter feito o que fez e quem está ouvida a fita é um desses motivos. 

Imagine como é saber que você pode ter influenciado a vida de alguém a ponto dessa pessoa se suicidar, imagina como isso pegou o Clay de surpresa, o livro é genial.

Conforme Clay vai ouvindo as fitas ele vai refazendo os últimos passos de Hanna e vivenciando sua experiência e acaba conhecendo um lado dos colegas de escola que ele jamais imaginaria.

É um livro curto e de leitura rápida, mas de uma mensagem muito intensa: o quanto afetamos a vida do outro, qual o impacto de nossas palavras e ações na vida de alguém? Ás vezes não nos damos conta, mas uma simples palavra, um simples sorriso pode mudar tudo.

Esse foi um livro sensacional, com uma escrita leve e fluida, o autor abordou um tema pesado e o conduziu de forma original e inovadora.
Eu me senti completamente conectada com a história, não conseguia parar de ler, pois eu queria saber. Eu queria saber mais sobre aquela menina, queria saber o tinha acontecido e quem seriam as 13 pessoas que afetaram tanto sua vida a ponto dela achar que não valia mais a pena, o que elas tinham feito.

Várias vezes, durante a leitura, fiquei refletindo sobre como as coisas que dizemos pode magoar alguém e as vez nem percebemos o impacto que nossas palavras causam. Quantas vezes somos omissos e egoístas com relação ao sentimentos do outro?
É um leitura muito reflexiva e ao mesmo tempo muito instigante, impossível não se envolver com Hanna e sua história.

O livro vai falar de bullyng e suicídio e vai tratar isso de forma excepcional, acho que seria um excelente livro para ser lido na escolas, não de forma obrigatória, mas acho que deveria ser incentivado pelos professores, deveria ser estuado e discutido em sala, todo adolescente deveria ler.

Os 13 Porquês é uma leitura mais que indicada, o leitor vai se envolver a cada página, é uma leitura que vai te levar a uma viagem única e altamente compensadora.

Um comentário:

  1. Li esse livro umas semanas atrás. Gostei muiitoooooo! Adorei a resenha, você explicou direitinho o que Clay sentiu.

    ResponderExcluir