Boneca de Ossos (Holly Black)

Editora: Novo Conceito (#Irado)
Autor: Holly Black
Páginas: 224
Nota do Sempre Nerd: 5/5 - FAVORITADO!

POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

"Terminei o livro com uma enorme vontade de relê-lo."

Zach, Poppy e Alice são amigos de longa data e sempre que podem se reúnem após a aula para brincar, eles inventam um mundo de fantasia, onde cada um tem seu personagem. Usando bonecos e imaginação, eles criam histórias incríveis sobre piratas, ladões e bruxas, sempre com grandes mistérios e revelações.
Nesse mundo de fantasia criado por eles, existe A Rainha, uma boneca assustadora feita de porcelana de ossos, que eles não tem permissão para brincar, ela fica trancada em uma cristaleira e na imaginação dos três amigos é ela que comanda o universo fantástico criado por eles.

O pai de Zach não concorda com o fato do filho brincar com meninas e bonecos, ele quer que o filho se dedique ao basquete e por isso certo dia, toma uma atitude que irá virar o mundo de Zach de cabeça para baixo. Depois disso Zach decide que não brincará mais, como não quer contar a real razão disso ele se afasta de suas amigas e simplesmente diz que está grande de mais para isso, que se cansou de brincar, porém as meninas não desistem. Certa noite Poppy e Alice chamam Zach para fora de seu quarto e Poppy diz que está com a Rainha, conta que tirou a boneca da cristaleira e que teve um sonho com uma menina fantasma, que afirma que a boneca é feita dos restos mortais dela e que não descansará até ser enterrada. Poppy pede aos amigos ajuda nessa missão e Zach se pergunta se isso de fato isso tudo é verdade ou apenas uma tentativa de Poppy para um última brincadeira. 

Esse livro é uma aventura incrível, que vai abordar relacionamento, crescimento, amadurecimento e amizade, tudo isso perfeitamente misturado elementos sobrenaturais e leves toques de mistério. Impossível não se envolver com os personagens e lembrar da própria infância.

Boneca de Ossos é narrado em terceira pessoa e possui lindas ilustrações que combinam perfeitamente com a trama. Holly Black também tem o dom de criar personagens encantadores, tão verdadeiros, cheios de dúvidas e medos que causam no leitor enorme empatia. A narrativa da autora é fluida e muito gostosa e em poucas páginas o leitor já se sento completamente conquistado pelo enredo genial criado diva.

Me senti completamente envolvida na história e muitas vezes tive dúvidas se aquilo tudo realmente estava acontecendo, se de fato havia um fantasma de uma menina que morreu em circunstâncias misteriosas, ou se Poppy estava inventado tudo apenas para manter a velha amizade. 

A autora também aborda temas como crescimento e amadurecimento, podemos perceber os sentimentos conflitantes de Zach em relação a crescer e a grande resistência de Poppy, que acusa os amigos de estarem mudando completamente. Alice já encara o crescimento como algo natural deixando tudo fluir.

Mais do que uma fantasia com passagens assustadoras, Holly Back passa ao leitor uma mensagem sobre o medo de crescer, o valor das verdadeiras amizades e a coragem e força para enfrentar e vencer as dificuldades.

É um livro lindo, daqueles que nos faz sentir nostalgia da infância e de todas aventuras que vivemos quando crianças. Recomendo a todos os tipos de leitores, sem moderação, preparem-se para embarcar em uma aventura assustadoramente bela. 

16 comentários:

  1. Oi, Aline
    Adorei a sua resenha. Fiquei com muita vontade de ler esse livro. A capa dele é muito linda e a história deve ser muito legal. Adoro livros com fantasmas e este promete ser bem diferente. Com certeza, quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Alessandra Monteiro21 de abril de 2014 22:15

    O livro parece ser lindo, faz lembrar a minha infância e também tive dificuldade em amadurecer, na verdade para a minha idade sou imatura ainda.

    ResponderExcluir
  3. Boneca de ossos parece passar uma mensagem muito bonita sobre amizade e amadurecimento, mas não gosto de bonecas de porcelanas =X Elas tem aquelas feições angelicais, mas depois de ver tantos filmes de terror, fiquei com uma cisma delas.
    Quem sabe eu leia mais futuramente.

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, que bom que gostou! Estava louca para ler uma resenha do livro, pois ele será uma das próximas leituras minha.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Este será um dos livros que lerei na próxima semana. Bom saber que vale a pena.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. AHHHH louca para ler este livro *_*

    Parece muito, muito bom!

    Beijos,

    Livy

    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  7. Achei bem legal a premissa do livro, mas não me interessei muito pela estória não.
    O livro parece ser interessante, mas não despertou em mim nenhuma vontade de ler.
    Mas gosto da forma como a autora parece abordar questões como a amizade, principalmente em uma faixa etária que isso é tão importante para nós, humanos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Parece uma aventura deliciosa e com aquele sabor de infância como você salientou. Pela sua resenha parece um livro para divertir em qualquer idade e um ótimo incentivo para as crianças começarem a ler. Essa capa também está linda.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Também me senti super envolvida na história e amei as ilustrações! As lições que a autora passa são preciosas, fiquei um pouco assustada no início, mas depois só senti um fascínio enorme pela narrativa! Realmente fiquei meio nostálgica depois de terminar de ler mesmo... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Me pareceu ser um livro bem interessante e que com certeza vai me fazer viajar! Nunca ouvi falar do mesmo, mas pela sua resenha acho que nem preciso de mais opiniões para poder conhece-lo!
    Espero que eu tenha as mesmas sensações que você ao ler!


    Abraço
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá

    A coisa que mais me chamou a atenção em todo esse livro foi primeiramente a capa incrível e as ilustrações que você mencionou ter. Muita gente não gosta de ilustrações porque diz que atrapalha e etc mas eu acho muito bacana. Gostei também da premissa da história, parece ser um livro bem legal!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei saber que o livro tem ilustrações, ainda não decidi se gostei ou não da capa, as cores são lindas, mas a boneca é um tanto sinistra.
    Mas o que mais me atraiu foi saber que ao terminar de ler, você sentiu vontade de reler, livro bom pra mim é assim, então admito que apesar de achar a proposta meio bizarra, eu quero conhecer essa narrativa.

    Beijos.
    http://www.leiturasdapaty.com.br/2014/05/resenha-tentacao-sem-limites.html

    ResponderExcluir
  13. Aline, tudo bem?
    To doida pra ler esse livro desde o momento que a NC anunciou a publicação. O que mais chamou a atenção foi o fato da boneca conter tantos mistérios. Do jeito que sou medrosa, acho que ficaria com um pouco de medo durante a leitura, porque o livro não parece ser clichê e etc. Estou ansiosa para ter meu exemplar em minhas mãos e descobrir a incrível narrativa (e ilustrações) desse livro..

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, tudo bem?
    Essa boneca tem feições assustadoras mesmo!!!!! Risos...
    Primeira impressão: você favoritou o livro, pronto, chamou minha atenção antes mesmo de ler a resenha. A imaginação desses pequenos é impressionante e a amizade deles parece ser linda. Quem não tem medo de crescer? Quantas vezes, já adultos, não pensamos: que éramos felizes quando crianças, em como seria bom voltar a ser criança?
    Sua resenha ficou linda, você conseguiu transmitir a emoção que sentiu com a leitura e como o livro lhe marcou. Quero ler sim!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi flor, tudo bem??
    Gostei muito da premissa da história... Parece-me bem escrito e cheio de aventuras.... Quando se conta a história de fantasia, sobrenatural e crianças que eu adoro... Acho incrível a capacidade que as crianças tem para imaginação... como eles criam um mundo deles.. totalmente inspirador... Xero!!!

    ResponderExcluir
  16. Jéssica Rodrigues13 de maio de 2014 20:42

    Oie flor,


    Eu já tinha visto esse livro quando aconteceu seu lançamentos e vários blogs estavam divulgando, mas é a primeira resenha que leio dele. Uau! Não tinha lido a sinopse e pensava que a história era outra, mas gostei da premissa do livro e parece ser um livro interessante. Já adicionei na minha lista e assim que puder estarei lendo. Parabéns pela resenha.


    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir

Disqus for Sempre Nerd

Aline Lima. Tecnologia do Blogger.