ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

02 maio 2014

Amigas Para Sempre (Kristin Hannah)

Editora: Arqueiro
Autor: Kristin Hannah
Páginas: 448
Nota do Sempre Nerd: 5/5 - FAVORITADO!

Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

Esse é um daqueles livros difíceis de falar, pois sei que minha resenha nunca ficará a altura do que esse livro significou para mim, jamais conseguirei expressar em palavras a emoções que a história despertou em mim e o quanto me comoveu, mas vou tentar.

A história começa apresentando Tully, uma garotinha que mora com a avó e que tem uma mãe viciada. Tudo o que Tully mais quer no mundo é que sua mãe a ame e tenha orgulho dela. É muito triste acompanhar a infância da Tully, vemos ali uma situação tão real e tão comum no mundo de hoje, que dói o coração.

Em um lugar conhecido como alameda dos Vaga-lumes temos Katie, uma menia que possui um família maravilhosa, cheia de amor, problemas, tudo completamente normal, porém Katie é a excluída da escola, ela não tem amigos e não é bonita, vive em meio aos livros para tentar amenizar sua solidão, até que um dia Tully se muda para a casa do outro lado da rua. Embora elas não tenham nada em comum, elas se tornarão melhores amigas para sempre.

A história vai transcorrendo por épocas, o leitor vai acompanhar a adolescência das meninas, o início da amizade delas, onde Tully que é uma beldade na escola ajuda Katie a se enturmar e se tornar popular e Katie por sua vez se torna o porto seguro de Tully, a menina que a ajuda, que dá carinho, atenção e amor.

Conforme o tempo passa as duas se tornam amigas inseparáveis e cada vez mais unidas. Vão para faculdade juntas, batalham pela carreeira, vivem sonhos, amores, desilusões e vitórias, sempre juntas. Até que um dia algo as afasta e poem em risco uma amizade de quase trinta anos. 

Quando peguei o livro para ler já sabia que a história ia mexer comigo, a Kristin Hannah é mestre em emocionar os leitores. Ela cria personagens tão incríveis e tão reais, que o leitor se vê ligado a eles de forma intensa, quase mágica mesmo.

Katie é uma personagem sensível, romântica, amável e apesar das suas inseguranças ela cai fácil nas graças do leitor, como não admirar uma mulher como a Katie? Tully é ambiciosa e impetuosa, uma mulher determinada que faz qualquer coisa para conseguir o sucesso, mas no seu íntimo é uma pessoa tão carente. As duas são o inverso uma da outra, mas se complementam de forma perfeita. Os diálogos entres elas são tão bem construídos que o leitor sente uma amizade real e autêntica ali.

É difícil falar do enredo sem soltar spoiler, pois como eu disse a história vai desde a adolescência até a idade adulta delas e tudo o que acontece com elas é importante e vai formar que elas são. De forma que não posso adiantar nada.

O final do livro é de arrasar o coração, sério mesmo gente, tive que parar diversas vezes para secar meus olhos, as palavras embaçavam e em alguns momentos eu simplesmente não consegua continuar, precisava parar e respirar.
Quando fechei o livro me vi perdida em sentimentos, com o coração apertado e uma vontade louca de abraçar aquelas duas mulheres. Mais uma vez a autora criou uma bela história e soube passar uma grande lição de vida através dela fazendo o leitor refletir sobre amizade, perdão e pelo que vale realmente viver.

Obs: Por Toda a Eternidade é a continuação desse livro e eu aconselho a ler na ordem. Aliás a sinopse do segundo livro já tem um MEGA SPOILER do primeiro, então não leia. Acredite, vale muito a pena ler na sequência.

5 comentários :

  1. Puxa, Aline... Que livro! É exatamente o que eu gosto de ler. E tem todos os ingredientes que adoro: passagem do tempo, amadurecimento das personagens, consequências de suas escolhas, muitos conflitos pessoais e familiares... uma narrativa bem rica! E, creio, tb é um drama daqueles reais, que podem acontecer em casa, no vizinho, bem perto da gente.
    Sou mega chorona, então já calculo o sofrimento que vou experimentar. E como já tenho o livro, dois, terei uma baita dose de drama e lágrimas... será que eu aguento ler na sequência?
    Amei sua resenha, me disse tudo o que precisava.

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Nossa, estava querendo lê-lo mas depois dessa resenha, o livro passou a ser uma necessidade!
    Com certeza está nas minhas próximas leituras. Eu também sinto insegurança quando vou escrever uma resenha de um livro que eu amei pois nunca acho que escrevi o quão bom o livro é.

    Mas é assim mesmo. Sua resenha está divina.
    Já falei que quero esse livro??
    Beijos,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  3. Oiiii :D

    Nossa flor, não tinha me interessado muito por este livro, mas agora revi meus conceitos.

    Que livro é este minha gente!? Parece fantástico.

    Parabéns pela ótima resenha

    Beijos,

    Livy

    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline
    Estou com muita vontade de ler esse livro, só aumentou mais depois da sua resenha. Não li nenhum livro da autora, mas já vi vários elogios. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, esse livro parece ser daqueles bem emocionantes mesmo.
    Adoro essas histórias de amizade, principalmente quando são longas histórias assim.
    Com certeza vou me emocionar muito lendo.

    Bjok

    ResponderExcluir