ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

25 maio 2014

Enders (Lissa Price)

Editora: Novo Conceito
Autor: Lissa Price
Páginas: 288
Nota do Sempre Nerd: 2,5/
Depois que a Prime Destinations foi demolida, Callie pensou que teria paz para viver ao lado do ir- mão, Tyler, e do amigo, Michael. O banco de corpos foi destruído para sempre, e Callie nunca mais terá de alugar-se para os abomináveis Enders. No entanto, ela e Michael têm o chip implantado no cérebro e podem ser controlados. Além disso, o Velho ainda se comunica com Callie. O pesadelo não terminou. Agora, Callie procura uma maneira de remover o chip – isso pode custar sua vida, mas vai silenciar a voz que fala em sua mente. Se continuar sob o domínio dos Enders, Callie estará constantemente sujeita a fazer o que não quer, inclusive contra as pessoas que mais ama. Callie tem pouco tempo. Obstinada por descobrir quem é de fato o Velho e desejando, mais que tudo, uma vida normal para si e para o irmão, ela vai lutar pela verdade. Custe o que custar.

Enders era um livro do qual que tinha muitas expectativas, era umas das sequências que eu mais aguardava, pois eu simplesmente caí de amores por Startes, foi uma distopia que me conquistou. E o final do primeiro livro é alucinante. Porém o que encontrei em Enders foi algo bem diferente do que eu estava imaginando.

Após os eventos de Starters, Callie está tentando reconstruir sua vida junto com seu irmão Tyler e seu amigo Michel, mas as coisas não são tão fáceis assim. Callie descobre que o Velho ainda pode acessar seu chip e ele tem outros planos para retomar  o poder. Agora Callie precisa descobrir uma forma de deter o Velho, pois todos os que contém chips correm perigo. Em meio a essa caçada Callie irá descobrir que nem todos são o que parecem.

Enders me provocou sentimentos diversos, e foi muito difícil fazer uma resenha para esse livro.

Apesar da narrativa da Lissa continuar viciante e maravilhosa, acho que ela pecou em diversos aspectos no livro, mas o que me incomodou de verdade foi a descaracterização de alguns personagens e os simples desligamento de outros, que foram muito importantes no primeiro livro. A autora percebeu que não havia mais espaço para alguns personagens, principalmente levando em conta o rumo que ela deu para trama e simlpesmente tirou-os de cena, e outros ela quis enquadrar nesse novo rumo, mas  para isso era acabou mudando a essência deles e tentou explicar isso de forma bem incoerente, acho que ela quis fazer uma grande revelação, que para mim acabou não sendo surpresa nenhuma, pois logo percebe-se onde ela queria chegar.

Acho que a Lissa, quis fazer uma super grande reviravolta na história a acabou metendo os pés pelas mãos, talvez eu tenha amado Starters demais e esperado que Enders fechasse com chave de ouro.

Outra coisa que senti falta foi uma explicação mais detalhada da Guerra dos Esporos, achei que a autora entraria com mais informações e falaria como tudo aconteceu, como as pessoas reagiram e etc, mas isso não aconteceu.

Uma coisa é fato, não posso negar, a autora  tem o dom de envolver os leitores e criar ótimos mistérios, ela sabe prender o leitor em uma teia de acontecimentos e num ritmo frenético, que faz com que seja impossível largar o livro, mas acho que a conclusão foi bem  insatisfatória. E Embora que recomende Starter e Enders, pois são distopias com conceitos bem interessantes, eu recomento que não se crie muitas expectativas.

É uma duologia agradável, mas vá com moderação.

4 comentários :

  1. Olá, Aline
    Ainda não li essa série. Mas sempre vejo comentários sobre a decepção com o segundo livro. Acho que gostaria de ler essa série. As capas são muito bonitas.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo o que você sentiu, pois no final também fiquei esperando algo que não veio, mas que ao mesmo tempo não me deixa dizer que a série é ruim.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Giane Nunes Teles27 de maio de 2014 16:13

    Nossa, eu também esperava realmente que Enders fechasse com chave de ouro. Peninha que isso não aconteceu, mas mesmo assim ainda quero muito lê-lo! Adorei a resenha. Bjoks da Gica.


    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não li Starters ainda, mas a sinopse dele é bem interessante. Poxa, eu acho tão triste quando a gente começa a ler um livro cheio de expectativa e no fim das contas se decepciona. Que pena que a autora não conseguiu continuar Enders da mesma forma que escreveu o Starters.
    Acho a capa desses livros tão sinistra... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir