O Vale dos Mortos (Rodrigo de Oliveira)


Editora: Faro Editorial
Autor: Rodrigo de Oliveira
Páginas: 300
Nota do Sempre Nerd: 5/

Com passagens por Brasília, Estados Unidos, China e França, O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia a transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro, ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para reestabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo. Uma história com muita ação, suspense, que vai deixar você eletrizado.

A história se passa em 2018, em São José dos Campos, no Brasil. Ivan e sua esposa Estela, tentam sobreviver a um apocalipse zumbi e proteger seus filhos dessa inesperada tragédia. Eu sei que parece um tema batido, mas o livro é surpreendentemente bom, viciante e bem escrito.

Primeiramente, os personagens são muito bem construídos, e passam por um amadurecimento visível durante a luta pela sobrevivência, o Ivan e a Estela do inicio do livro não são os mesmo do final. Outra coisa que o autor sobe explorar bem foi as relações humanas, não é fácil conviver com quem já conhecemos, imaginem com estranhos e em meio ao caos. Então podem esperar ótimos diálogos e muitos conflitos.
Temos também muita ação, momentos de terror e momentos que emocionam. 

Durante a fuga Ivan e Estela vão encontrando outros personagens, e aos poucos vão tentando criar uma comunidade para sobreviver, eles procuram por sobreviventes, mantimentos, e vão tentado se adaptar a essa nova vida, mas quando tudo parece que está começando a caminhar bem o autor te surpreende com?

O autor também tem o cuidado de mostrar o que está acontecendo ao redor do mundo. Todos os países são afetados e isso deixa o leitor ainda mais aflito, não há para onde correr.

Um leitura eletrizante, onde o leitor se vê na pele dos sobreviventes. É impossível parar de ler, o livro te prende do inicio ao fim.

A narrativa é viciante, bem elabora e muito fluida, é possível enxergar influências de George Romero no enredo, o que só torna a história ainda melhor.

É impossível não fazer comparações coma série The Walking Dead, que é uma das minhas queridinhas, e posso dizer que com certeza os fãs da série vão adorar o livro. Pois assim como a série ele aborda mais do que apenas zumbis, ele tenta mostrar os valores de uma sociedade, o senso moral e a importância de se manter humano em um mundo totalmente selvagem.

Altamente recomendado, mas preparem-se para um final de enlouquecer, não vejo a hora de ler a sequência.

4 comentários:

  1. Oi, Aline
    Gostei muito da sua resenha. Adorei a história desse livro. Não costume ler muitos livros de Zumbi, mas esse me chamou a atenção. A capa é de dar medo.

    ResponderExcluir
  2. Oi :D

    Eu sou fã de TWD (muito) e claro, amo histórias com zumbis...

    E não é justo, todos os blogueiros estão num complô contra mim, não é possível kkkk Me deixando com vontade deste livro hehe. Quero muito conferir!

    Beijos,

    Livy

    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  3. Francine Porfirio8 de maio de 2014 14:26

    Eu tenho esse livro por aqui e quero muito lê-lo, mas confesso que tenho vários outros à frente dele… D:

    De qualquer modo, é a primeira resenha sobre este livro que leio e adorei saber que a Faro veio com tudo, tal como parecia! Adoro histórias pós-apocalípticas! Há coisa melhor do que zumbis neste tipo de contexto? (haha)

    Vi a versão impressa deste livro na livraria e AMEEEEEI! Achei toda a arte gráfica linda.

    Enfim, ainda lerei.

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Primeira resenha que leio desse livro e fiquei super curiosa pra lê-lo.
    Descobrir de que forma o autor surpreende os leitores e tudo o mais.
    Outra coisa bacana é que cada dia mais tem surgido ótimos autores nacionais née?

    Bjok

    ResponderExcluir

Disqus for Sempre Nerd

Aline Lima. Tecnologia do Blogger.