Header Ads

Header Ads

Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? (Philip K. Dick)

Editora: Aleph
Autor: Philip K. Dick
Páginas: 269
Nota do Sempre Nerd: 3,5/

O livro que deu origem ao filme Blade Runner. Rick Deckard é um caçador de recompensas. Ao contrário da maioria da população que sobreviveu à guerra atômica, não emigrou para as colônias interplanetárias após a devastação da Terra, permanecendo numa San Francisco decadente, coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. Na tentativa de trazer algum alento e sentido à sua existência, Deckard busca melhorar seu padrão de vida até que finalmente consiga substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro; um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira. Um novo trabalho parece ser o ponto de virada para Rick - perseguir seis androides fugitivos e aposentá-los. Mas suas convicções podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida como ele acreditava. Em 'Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?' Philip K. Dick cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e, claro, abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana.
O Planeta foi devastado por uma guerra nuclear e a terra ficou poluída por uma substância radioativa denominada Poeira, que devastou o planta e extinguiu várias especies animais e alterou geneticamente alguns humanos. Que passaram a ser divididos em dois grupos Os Normais, que não tiveram reação a poeira e Os Especias que foram afetados pela poeira e ficaram com sequelas, geralmente problemas mentais.

Devido a todo esse acontecimentos a população foi o brigada a emigrar para Marte, um planeta colonizado pela Terra. Porém os Especias não tem autorização para ir para lá, eles devem ficar no planeta terra, que está totalmente desolado. Alguns normais também optaram por permanecer na Terra, como é o caso do nosso protagonista Rick Deckard e sua esposa Iran.

Durante a emigração para Marte, cada ser humano recebeu um Androide (uma cópia perfeita do ser humano) para que eles trabalhasse e realizassem as tarefas no lugar de seus proprietários, porém de vez enquanto alguns androides se revoltam, matam seus proprietários e fogem para a terra ilegalmente.

Rick Deckard é um caçador de recompensas que trabalha para polícia e sua função é aposentar os androides que escapam para Terra. Dessa vez um novo tipo de androide (Nexux-6) foi inventado, um mais veloz e inteligente. 
A missão de Rick é aposentar seis  Nexus-6. Com o dinheiro que Rick receber da recompensa ele poderá comprar uma ovelha de verdade e realizar o sonho de todos que vivem na terra: ter um animal de estimação vivo e não elétrico.

Mestre da ficção científica, Philip K. Dick tem uma escrita agradável, que conquista o leitor rapidamente pela sua agilidade e fluidez. Ao tratar de temas intensos o autor nos faz refletir sobre que nos diferencia das máquinas e nos faz pensar em como ao passar do tempo nos tornamos cada vez mais parecidos com os androides: frios, mecânicos e sem compaixão.

A trama traz muitas questões profundas sobre empatia, moral e capacidade de amar.

Em um mundo devastado e com um protagonista que leva uma vida miserável e infeliz, o autor nos faz enxergar que é preciso ter fé e manter os princípios acima de tudo.

Um ótimo livro para quem pretende começar a ler ficção científica. 

12 comentários:

  1. A história parece ser bem profunda e cheias de mensagens fortes pra reflexão. Gostei disso. Leitura mais profundas são o que mais aprecio, pois dá pano pra pensar e refletir. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. A história parece ser bem interessante e ainda abordar temas bem importantes, como você citou. Mas acho que seria uma leitura bastante densa.

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não curto muito ficção cientifica, esse foi um dos motivos por o livro não ter me agradado. É inegável que tem uma ideia bastante trabalhada para o enredo e quem sabe até atraente para aqueles que gostam desse estilo. Robôs sendo comandados e depois se revoltarem, poluição na terra, tudo isso me parece interessante, mas não o suficiente para que eu leia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Katia Costa Schwanke (katiaeli10 de junho de 2014 23:22

    Olha, ficção cientifica não é meu tipo favorito de livro, na verdade, leio na ausencia de outro melhor. Pelo titulo, nunca imaginei que a historia fosse essa, na verdade, pelo titulo não se tem idéia de nada, rss. MAS assim, por que ovelha? Por que não cachorro, gato, coelho ? Pergunta boba né ? A parte que acho legal, é essa coisa de viver em dois mundos, de sair e voltar pro planeta terra, da cópia humana. AInda não sei se leria, mas gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Aline
    Não conhecia esse livro, mas achei super interessante. Gosto muito de ficção científica. Adorei o título do livro, é bem chamativo. Pretendo ler.

    ResponderExcluir
  6. Mas que título é esse?! Parece título de livro infantil.
    Esse eu passaria, apesar da sua resenha detalhada, bem feia, pois não sou uma fã de ficção científica.

    ResponderExcluir
  7. Aline!
    Tenho certeza que vou amar esse livro, primeiro porque Blade Ranner é um dos filmes que mais gosto em termo de ficção.
    Ficção é o tipo de leitura que mais gosto, além dos romances e quero muito ver todo o desenrolar do enredo.
    Adorei a resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    Não conhecia o livro, mas parece ser muito bom! Sou fã de ficção científica e acho que adoraria essa história. Sua resenha me deixou bem curiosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Aline Ramos Costa30 de junho de 2014 01:39

    Primeiramente, detestei a capa desse livro, por ela não leria de jeito nenhum. Mas, ao ler sua rsenha percebi queia perder a oportunidade de ler um livro ótimo. Adoro ficção- científica..ainda mais tratandod e temas tão profundos e complexos.. Muito obrigada pela dica.


    bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa essa capa é horrível 0.o
    Mas a historia parece ser muito boa, não soa como um clichê ou estereotipo, mas enquanto não tenho o livro em mãos, vou procurar o filme para assistir (nunca tinha ouvido falar desse)

    ResponderExcluir
  11. hahaha! Eu gostei da capa rsrsrs O_0 rsrs. O filme é bem legal, acho q vc vai gostar.
    bjs

    ResponderExcluir

Disqus for Sempre Nerd