Se Eu ficar (Gale Forman)

Série: If I Stay #1
Editora: Novo Conceito
Autor: Gayle Forman
Páginas: 224
Nota do Sempre Nerd: 4/
Comprar: Submarino
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Mia tem 16 anos e como qualquer garota de sua idade ela tem sonhos, paixões e medos. Ela leva uma vida comum, é apaixonada por música clássica, toca violoncelo e tem um namorado que toca em uma banda de rock, sua família é tranquila e amorosa, porém em de uma hora para outra tudo isso é tirado dela. O carro de sua família sofre um acidente e ela entra em estado de coma, mas consegue observar tudo o que acontece ao redor. Agora ela precisa decidir entre ir ou ficar.

Eu achei esse livro incrivelmente tocante e belo, ao mesmo tempo que me emocionava, me fazia refletir sobre muitas coisas, como fé, amor e amizade.

O livro é narrado em primeira pessoa e essa é uma ótima forma, pois o leitor pode se conectar com Mia e observar tudo o que acontece, naqueles dolorosos momentos em Mia se vê refletindo sobre sua vida e se questionando se vale a pena ficar.

A história é contada de forma rápida, pois tudo acontece durante o coma de Mia, portanto são acontecimentos de algumas horas, e também é contada de forma alternada entre as lembranças de Mia e o que está acontecendo no presente.

O leitor conhece a família de Mia, seus amigos, seu sonho de ser uma grande musicista e é impossível se manter distante a tudo isso. Eu me deixei envolver muito, principalmente levando em conta a difícil decisão que ela precisa tomar e torci muito para ela lutar.

Achei Mia madura para idade, mesmo com toda a sua insegurança em relação a não se encaixar, algo comum na adolescência, admirei sua determinação em não desistir de seu sonho. Gostei muito mesmo da sua melhora amiga, a Kim, apesar de serem diferentes em muitas coisas elas nutrem um genuíno sentimento de amizade.
Adam, seu namorado, também é adorável e gostaria de conhece-lo melhor, ele é sensível e doce. Mas o que eu amei mesmo foram as poucas passagem de seu avô, uma figura que foi muito representativa para mim, pois como disse, apesar de aparecer pouco, o seus momentos e suas falas foram muito marcantes.

A escrita é super fluida, é possível ler o livro rapidamente, pois tem um enredo encantador, que aborda temas delicados e coloca o amor em grande evidência.

Se Eu Ficar é um livro delicioso e original que via agradar diversos tipos de de leitores.

"Percebi agora que morrer é fácil. Viver é difícil."

3 comentários:

  1. Eu amo esse livro, acho que ele flui emoções em cada página nos mostra a importancia de momentos simples e que temos sempre motivos para ficar. Se tornou um de meus favoritos. beijos

    ResponderExcluir
  2. Não li o livro ainda.Mas como o filme já estreou nos cinemas,vou assistir primeiro.
    Apesar de em geral,gostar de ler o livro primeiro.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei tanto desse livro que até me surpreendi, deve ser porque eu acho muito legal isso de espírito e tal kkkkk Tanto que resolvi até ler o segundo, pelo computador mesmo. Porém a magia se perde um pouco no segundo, eu achei meio doentio demais :(

    ResponderExcluir

Disqus for Sempre Nerd

Aline Lima. Tecnologia do Blogger.