Header Ads

ad

Reconstruindo Amélia (Kimberly McCreight)


Série: -
Editora: Arqueiro
Autor: Kimberly McCreight
Páginas: 352
Nota do Sempre Nerd: 4/

Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.Amelia está morta.Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:Amelia não pulou.

Reconstruindo Amélia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.

Tudo começa em uma manhã comum, Kate está no escritório em uma importante reunião quando recebe um telefonema da escola, dizendo que sua filha foi suspensa e que ela precisa ir busca-lá imediatamente.


Kate não consegue acreditar, afinal Amélia é uma aluna modelo, ótimas notas, bom comportamento, um doce de menina, com certeza deve ser um engano. Ela acaba se enrolando no escritório e chega atrasada para buscar a filha.


Ao chegar na escola Kate se depara com carros de policia e bombeiros... quando chega a sala do diretor, recebe a terrível noticia de que Amélia pulou do telhado da escola a poucos minutos e está morta.


Em meio ao desespero, angústia e solidão Kate lida com toda a burocracia para enterrar a única filha e tentar superar o luto. Porém algumas semanas depois recebe uma mensagem anônima que diz: Amélia não pulou.


A partir dai o leitor é lançado em uma história cheia de mistérios e revelações.


Reconstruindo Amélia vai contar com um enrendo fascinante, personagens adoráveis e uma narrativa pra lá de envolvente. Eu me vi completamente fisgada pela história.


O livro é narrado de forma alternada entre Kate, no presente, durante as investigações, descobrindo muitas coisas que a filha não lhe dizia e Amélia, no passado antes de sua morte, contando seu dia a dia e como chegou até aquele telhado. A narrativa conta também com postagens de Amélia no facebook e mensagens dela trocadas com amigos. Há ainda um blog de fofocas sobre escola  narrado por um personagem misterioso, que só tem sua identidade revelada no final.


Adorei a forma como a autora escolheu contar a história, pois assim temos um pouco da visão da mãe, então conhecemos todos os seus pensamentos e sua busca desesperada pela verdade se torna ainda mais angustiante para o leitor. E com a narrativa da Amélia, podemos conhecer tudo o que se passou com a garota. E isso acaba deixando a história mais interessante e o leitor pode ir juntando os pontos para encontrar a solução.

Eu senti muita pena da Kate, gente, sério, me coloquei na pela dela diversas vezes e pensei em como ela se sentia culpada, por ser ausente e tudo mais, mas apesar de ser uma mãe ausente ela é extremamente dedicada, o tempo que ela passa com a filha, apesar de pouco, é de qualidade.

Amélia é uma menina, incrível, eu adorei a personagem, ela é doce, inteligente e não fica de mimi por ter uma mãe que trabalha muito. Mas apesar disso a Amélia é carente e solitária, dá para sentir isso...

A cada revelação eu me compadecia mais por Amélia, por tudo que ela passou, todas as humilhações e bullying que ela sofreu, é triste, mas é ainda mais lamentável saber que esse tipo de coisa acontece de verdade nas escolas.

Algumas coisas foram bem óbvias e dá para adivinhar vários lances antes do final, mas ainda assim a história do livro é incrivelmente viciante.

Apesar do final não ter me agradado, acho que a autora deveria ter feito um desfecho mais elaborado para um história tão bem construída, mas ainda assim eu não tiro o mérito do livro, Reconstruindo Amélia é uma história muito bem escrita que vai abordar diversos temas importante. Um leitura deslumbrante e muito prazerosa, adorei!

Um comentário:

  1. Isabella Castiglioni26 de outubro de 2014 10:17

    Olá Aline!
    Wow, até a sinopse conseguiu me fisgar! haha
    Pretendo muito ler esse livro, estou curiosa...
    Beijos! Adorei o blog!

    ~participando do sorteio no As Leituras da Mila (Promoção Maze Runner)

    ResponderExcluir