Header Ads

Header Ads

As Mentiras de Locke Lamora (Scott Lynch)

Série: Nobres Vigaristas #1
Editora: Arqueiro
Autor: Scott Lynch
Páginas: 464
Nota do Sempre Nerd: 5/5 - FAVORITADO!

O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula. Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas. O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.

Apaixonante, essa é a primeira palavra que me vem a mente quando penso nesse livro. Sério gente, essa é uma das melhores fantasias que já li. É um livro que contém tudo o que uma boa história deve ter: originalidade, cenários incríveis, personagens marcantes, bom humor  e um protagonista totalmente singular.

O autor teve uma criatividade invejável para montar essa história e soube desenvolver a trama muito bem. Ele intercala o passado com o presente dos personagens, sendo o assim o leitor passa a conhecer a infância de cada um e como aquele personagem chegou até ali, isso deixa a narrativa viciante.

O cenário também foi muito bem apresentado, apesar de  não ser tão descritivo quanto Tolkien, tem detalhes suficiente para alimentar a imaginação do leitor. A estrutura social e política foi consideravelmente bem elaborada, pois traz muitas semelhanças com a sociedade atual, se tornando um ambiente incrivelmente real apesar dos elementos de fantasia quem permeiam a história.

Os personagens são muito bem montados, originais e cativantes, afinal os Nobres Vigaristas não são um bando de ladrões comuns, eles são peritos em aplicar golpes na nobreza e assim surrupiar uma boa fortuna.

A grande  tacada do livro está no aparecimento do Rei Cinza, um assassino de ladrões, que vai cometendo seus crimes de forma violenta e tenebrosa, a partir daí o livro ficar impossível de largar, a trama se torna cheia de mistérios, traições e reviravoltas.

Não vou revelar muito sobre o enredo, pois esse é um daqueles livros que quanto menos você souber antes de ler melhor, mas quero deixar bem claro a minha admiração pelo autor e por essa obra sensacional que ele escreveu,  As Mentiras de Locke Lamora é sem dúvidas um livro memorável e vai agradar muito os fãs da fantasia. Então se você procura uma história instigante, divertida e cheia de aventura vale a pena conhecer os Nobres Vigaristas!

A série Nobres Vigaristas será composta por 7 livros + 1 com dois contos.
                                                                                                          
Série Nobres Vigaristas: 

1. As Mentiras de Locke Lamora
2. Mares de Sangue
3. The Republic of Thieves (2015)
4. The Thorn of Emberlain (ainda não foi lançado)
5. The Ministry of Necessity (ainda não foi lançado)
6. The Mage and the Master Spy (ainda não foi lançado)
7. Inherit the Night (ainda não foi lançado)
Livro extra com dois contos - The Bastards and the Knives (ainda não foi lançado)

14 comentários:

  1. Ooie ^^
    Já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia do que se tratava *-* parece ser muito bom, fiquei curiosa. Mas não sei se o compraria agora *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aline, eu amei esse livro também, inclusive já li o segundo volume e não sei como ele consegue ser três vezes melhor. Juro!!!
    Bela resenha, adorei o jeito como você descreve a história sem contar demais, instigando nossa vontade de ler a história, deu vontade de reler, sério.
    Beijocas
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline-linda!

    Adorei a sua opinião sobre esse livro! Estou ansiosa para lê-lo, porque não é a primeira resenha positiva (e apaixonada) que li a respeito. Parece que o autor conseguiu desenvolver uma história completamente anti-clichê e distinta. Espero ter a chance de ler o livro no início do próximo ano, mas está difícil, haha.

    Beijos, flor!

    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aline amo livros de fantasia, e a premissa dele já me encantou. Lendo sua resenha acertei o livro é muito bom, não conhecia o livro já está indo para minha lista de leitura. Adorei os personagens . Correndo para ler. beijos lindona

    Joyce

    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline!
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante, ainda mais pelo quesito originalidade. Adoro fantasias e gosto mais ainda quando o autor nos apresenta uma história original e encantadora como essa parece ser.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline, como vai?

    Bom, simplesmente me fascinei pela resenha e pela premissa da história do livro. Mas que tantos livros são esses pela amor de Deus? kkkkk. Infelizmente não poderei dar a chance a ele porque são livros demais rsrs, e tenho várias séries para ler. Mas espero quem sabe ter a chance de ler em breve a alguns anos rsrs.

    Beijos e sucesso querida.

    http://chuvaelivros.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas adoro fantasias e sua empolgação me animou de procurar mais sobre a obra. Minha preguiça é o tamanho da série, e só ter dois publicados aqui, kkk.
    Mas um livro bem escrito e original é algo a ser admirado e recomendado mesmo.
    Parabéns pela resenha, adorei.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Morro de vontade de ler esse livro, sua resenha só fez aumentar, mas juro que não sabia que era esse tanto de livros O.o

    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Roberta Valadão de Souza18 de dezembro de 2014 10:21

    Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler a série de livros.

    Bjs

    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Aline, tudo bom?

    Sobre esse livro, que bom que você gostou!

    Eu abandonei ele na página 80... Achei muito parado e muito chato, e por ser uma série longa, somou mais peso para a desistência.

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá ALine!

    Pelo visto vocês gostou mesmo do livro. Deu pra ver a sua empolgação ao escrever a resenha. Não costumo ler esse tipo de história, mas você conseguiu me convencer. Já anotei a sua dica e quero muito saber sobre esse Rei Cinza.

    Beijinhos!

    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?

    É uma série bem grande hein...Já conhecia o livro, mas a proposta dele não me empolga muito porque não sou uma leitora assídua de livros de fantasia.
    Ainda bem que você curtiu a leitura, mas realmente não é um livro que me atrai muito.

    Beijos!

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline,


    Eu fui convencida a investir neste livro pelas resenhas positivas que li, o que li me encantou e ele está na fila aguardando minha atenção. Acho a capa linda, linda. Mas, eu não sabia que eram tantos livros, afff!!!
    Parabéns pela resenha.


    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. É incrível quando o autor sabe o que está fazendo, né? Adoro ser inserida na leitura. Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou curiosa.


    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Disqus for Sempre Nerd