ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

30 janeiro 2015

Sextas de Horror #1 - Como Tudo Começou... Ou Minha História Com Stephen King


Olá pessoal,

Desde que comecei a me preparar para focar o blog  mais no gênero do horror, eu tenho pensado em criar uma coluna semanal para falar sobre aleatoriedades desse gênero e claro resenhas de 1 ou 2 livros de terror/suspense por semana. Portanto incio essa nova coluna falando, obviamente, do mestre King e minha história com ele e seus livros.

Como tudo começou...


A verdade é que sempre fui apaixonada pelo gênero, desde bem pequena eu assitia filmes de terror com meu pai, que também era um grande fã do gênero, no fundo acredito que ele me deixou isso de herança, essa estranha paixão pelo macabro mundo do horror.

Lembro-me que víamos filmes de terror todo fim de semana. E tinha um filme de lobisomem (Bala de Prata) que era o favorito do meu pai e eu também adorava,é um filme baseado no livro do King, mas naquela época eu nem sabia quem era Stephen King. Quando eu descobri que o filme era uma adaptação fiquei muito curiosa, foi quando eu comecei a reparar que vários outros filmes que eu gostava muito também eram baseados em obras desse tal King. entre eles estavam Cemitério MalditoCujoi, Sonâmbulos, Salem's Lot, Conta Comigo (não é terror, mas é incrível e é dele também). Pronto fiquei louca para ler o que ele escrevia afinal praticamente tudo o que ele publicava acabava virando filme.

Conforme o tempo foi passando eu continuava apaixonada pelo gênero e cada vez mais interessada em ler algo do King. Eu acabei baixando alguns contos do autor para ler. Esse foi meu primeiro contato com o King e me lembro até hoje de como fiquei maravilhada com a escrita e estupefata com a sua imaginação, achei os contos perfeitos tanto em suas construções, como em desenvolvido e assustadores também. King me ganhou de primeira e desde então não parei mais de ler o mestre.

Não demorou muito para que eu começasse a comprar seus livros e com o meu primeiro salário decidi que começaria a colecionar suas obras. O primeiro livro do King que eu comprei foi A Coisa (sim, sim comecei com o tijolão), lembro de ter achado a capa assustadora e sinopse interessantíssima, eu precisava ler aquele livro! Comprei! Quando o livro chegou eu fiquei surpresa com o tamanho, afinal na minha edição são 832 páginas, comecei a leitura imediatamente fui me apaixonando cada vez mais pela trama, pelos personagens e pelo autor, tanto que até hoje esse é o meu livro favorito do King. De alguma forma foi marcante para mim. 

Então posso afirma tranquilamente se você nunca leu King, mas quer começar não tenha medo, vá fundo encare as quase mil páginas de A Coisa e viva uma da experiência única e apavorante, pois apesar da sua grossura a história é simplesmente perfeita e vale apena e medonhamente viciante. Agora se você tem mesmo fobia de livros grossos comece com seus contos, assim você pode ir se familiarizando com a escrita do autor, que é fenomenal.

Algumas pessoas acham o King prolixo, eu discordo, acho que ele é acima de tudo um a autor que trabalha com as emoções de seus leitores, portanto ele precisa ser cuidadoso na construção e no desenvolvimento da trama, ele não pode correr com história, por isso o começo de seus livros são sempre mais lentos, pois ele se dedicar a ambientar o leitor, a familiarizá-lo com os personagens. Ele primeiramente cria um vínculo com o leitor e depois usa essa relação para mexer com o leitor e é por isso que ficamos apavorados, amedrontados, desesperados em seus livros, pois ele sabe nos envolver como ninguém, é por isso que ele é o mestre do terror na literatura contemporânea. King tem essa genialidade de poucos escritores, ele é marcante e suas obras são sempre tão bem escritas que fazem o leitor imaginar de onde vem tanta criatividade. Para isso meus amigas, tenho apenas uma resposta: talento.


**Semana que vem pretendo fazer um vídeo mostrando os livros que tenho do autor. O que vocês acham? deixem dicas aí nos comentários.

32 comentários :

  1. Olá.
    Como você também sou louca por este gênero, a única coisa que muda é que aqui em casa ninguém gosta rsrs, então sofro sozinha.

    Super apoio a sua idéia de fazer vídeos sobre os livros do autor, fiquei bem curiosa!

    Beijos

    http://www.cantodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, você é fã mesmo de livros de terror..hehe

    Eu li apenas um livro do Stephen King que foi under the dome, achei muito bom.

    que bacana sua história com os livros, e começar com oitocentas e poucas paginas, não é fácil não hein?! você foi guerreira...kk

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ah eu tb sou muito fã de terror e fiquei muito contente em achar uma blogueira para compartilhar o assunto! Eu assisti filmes do King, mas nunca li os livros, preciso ler urgente, são clássicos do terror para mim. Sim mostre seus livros estou muito curiosa! bjos

    Carol Mello

    ResponderExcluir
  4. Aline, preciso te agradecer por esse post! Hahah
    Eu já ouvi muita gente falando isso mesmo, que o King é prolixo e, por conta disso, muita gente acaba abandonando a leitura pela metade.
    Mas a sua justificativa foi perfeita. Tenho A Coisa e À Espera de Um Milagre aqui em casa e preciso iniciar a leitura o quanto antes! Obrigado pelo incentivo mais que bem vindo! xD

    http://discodivinil.blogspot.com.br/



    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Terror é um dos poucos gêneros que eu não leio, na verdade, só falta correr dos livros...haha' Sou bem medrosa, então quase não consigo dormir quando leio livros assim, mas confesso que morro de curiosidade de conhecer os livros e as histórias do King.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee.

    Não nada do King, mas tenho um dos livros dele aqui e quero muito ler. Espero gostar no final. Foi bom ver como nasceu sua paixão por ele e é sempre assim uns amam e outros odeiam rs

    Beijos
    www.amorliterarioamor.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sinto arrepios só em pensar..rs
    O mais próximo que cheguei de King foi O Iluminado. Parabéns pela iniciativa de criar uma coluna para o gênero de horror/terror. Quase não se encontra isso nos blogs literários, claro que apenas nos que são totalmente voltado para o gênero.
    Parabéns.

    cafeecomletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. eu n sou mt fã de terror n. sinceramente nem vejo filme de terror, uma vez ou otura leio um livro (muito raramente)quando quero realmente ler sobre a história sabe.
    futuramente pretendo ler king, mas n é algo que eu desejo loucamente, é apenas curiosidade.

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline... tudo bem???
    Eu adoro os filmes adaptados do King assisti alguns e gosto muito... Eu sempre que vou a livraria fico namorando A coisa sou louca para ler esse livro, mas o meu orçamento ainda não permite compra-lo... quero muito começar a ler o King através de O iluminado... gostei muito do filme aliás é um dos que mais gosto e desde então quero adquirir o livro e assim que der vou comprá-lo... adorei a postagem... adoro terror também... gosto de perceber a interação do psicológico... converso com o filme ou livro... adoro... não sei desde de criança eu gosto... nunca tive influência... apesar de ter irmãos sempre fui muito sozinha e passei a gostar das coisas por puro interesse próprio... Xero!!

    ResponderExcluir
  10. Aline-flor,

    Não sabia dessa sua paixão pelo gênero terror (haha). Que legal. Você é tão doce, mas tem um interesse sombrio… Gostei dessa surpresa. Eu não sou muito ligada ao gênero, mas gosto de me apavorar com as criações que leio. Nunca li nada do S. King, no entanto. Eu adquiri O Apanhador de Sonhos para começar a ter contato com a escrita dele e espero gostar. :) Será que é um bom cartão de visita?

    Sobre o vídeo, acho que seria ótimo! Eu gostaria que você desse mais dicas de qual seria um bom primeiro livro desse autor para ler. A Coisa… e outros mais?

    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline!
    Faz tempo que não visitava o blog, então primeiro quero dizer que adorei o layout, ficou muito fofo ♥
    Eu não sou fã de terror, morro de medo desse estilo de filme, mas tenho curiosidade sobre os liVROS

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline, tudo bem? Gostei bastante do post e achei legal a sua experiência com o King, começando com os filmes e depois lendo os livros. Ainda não li nada do autor, mas tenho "Sob a Redoma" e "O Iluminado" aqui em casa e não vejo a hora de ler. Nossa, teve uma época que It estava em uma promoção incrível, quase comprei!!

    Acho que vai ser bem legal o vídeo mostrando os livros do autor.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Se eu disse que até hoje não terminei de ler nenhum dos livros do Stephen King que comecei serei apedrejado? Mas enfim, não é porque os livros não estavam interessantes e sim porque as editoras usaram fontes minúsculas e eu tenho problemas na vista. Fui no oftalmologista e tô usando óculos de novo, mas desde então não peguei algum livro do King pra terminar. Está nos planos deste ano ler vários de seus livros e tenho certeza de que irei gostar. A Coisa está na lista, mas eu ainda não tenho afinal de contas, como você mesma disse, é um tijolão. Vou gostar muito dessa coluna, já que também sou fã do estilo e espero ver um pouquinho de Poe por aqui.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline! Amo terror!

    Também assisto a filmes desde criança, mas no meu caso, via com minha mãe. Quero muito muito A Coisa! Ainda não tive a oportunidade de comprar mas quero ler assim que possível! Semana que vem passo aqui pois quero ver teus livros *----*

    Um beijão!

    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  15. Oiee, tudo bem? Eu tbem amo TERROR, amo filmes deste estilo, com os livros eu nunca li muitos de terror, mas os únicos que eu li lembro de ter gostado, do King eu só li Sob a Redoma rsrs, sim, comecei com aquele livro enorme que assim como o livro que vc citou tbem tem quase 1000 páginas, fiquei viciado no livro e ele é um dos meus favoritos até hoje rsrs, vou procurar mais livros do king quem sabe eu me interesse mais rsrs, confesso que ainda não li outros livros dele por causa das capas, sinceramente a maioria tem capas horrorosas e eu levo muito em conta a capa de um livro rs, enfim, adorei a postagem rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oie Aline, tudo bem?

    Se tem um gênero que eu não leio é terror. Seria uma imprudência minha falar sobre um autor que nunca sequer cheguei a ler. Se tem alguém mais medrosa do que eu no mundo ainda não conheci, se eu ler algo do gênero com certeza ficarei sem dormir por noite e noites sem fim.

    Abraços quentinhos!



    Patty Santos

    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  17. Olá Aline, eu adoro ler o assistir algo de terror/horror, mas ainda não tive a chance de ler nenhum livro do King e se tudo der certo em breve vou começar a ler O Iluminado e espero gostar <3

    ResponderExcluir
  18. ahsua, eu sou medrosa, tipo , MUITO, então Stephan King não ta na minha lista de queridinhos, rsrsr, mas acho legal quem curte, sei que os livros dele são super "fodas" e quem sabe um dia eu não crie coragem e leia algum?

    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline

    Assim como vc eu adoro o gênero de terror seja na literatura ou em filmes e séries!
    Ao ler a sua postagem lembrei que meu pai também era fã de terror e deve ser por isso que eu gosto tanto!
    Quero muito ver seu vídeo com seus livros do Mestre do terror. Eu tenho À Espera de um Milagre e Misery que ganhei de você em um sorteio mas quero aumentar muito mais essa lista esse ano começando por Under the Dome, It, O Iluminado e Dr. Sono!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline.
    Sério que o blog vai ser mais focado no horror?
    Terror não é o meu gênero favorito, na verdade eu fujo de tudo relacionado a ele.
    Até tenho curiosidade pra ler alguns livros do King, mas ainda não tive coragem.
    Na verdade não é só a A Coisa, a maioria dos livros do autor é do tipo 'tijolão' rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  21. Mmmm, tô forinha dessas postagens. rs!
    Odeio terror, passo longe, fujo, nem quero ver. Tenho trauma de O Iluminado desde quando li, na adolescência. Mas acho legal ver os fãs que gostam, acompanham e sabem tudo. ;)
    Beijinhos!

    Giulia - www.prazermechamolivro

    ResponderExcluir
  22. Bem legal isso dele se preocupar em criar no início do livro um vínculo com o leitor, mas eu nunca leria nada do King. e o único motivo para isso é que sou extremamente medrosa e, como acredito que ele seja realmente talentoso, quero passar longe do que ele escreve... rs... não curto o gênero terror, nem para ler, nem parar assistir.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Aline, eu sou não gosto nada nada de terror, aliás sou medrosa demais até para ser simpática ao gênero. Fiquei admirada de você ser fã desde criança.
    Fato é que você terá muitos leitores e seguidores dessa nova coluna e acho que é uma novidade, porque não me lembro de ter visto nenhuma coluna parecida nos blogs que já visitei.


    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Não fã de terror, na verdade em questão de filme eu morro de rir, já em livro não li nada ainda, na verdade o mais terrorzinho que li foi Zafon, mas nem se enquadra muito. King eu morro de vontade de ler, mas não sei por qual livro iniciar. A Coisa minha prima terminou de ler e por incrivel que pareça, não curtiu, eu morro de vontade de ler A Coisa, mas agora eu não sei, meu gosto e o dela até que se parece, então, realmente não sei quando vou dar uma ao King.

    Mas parabens pelo post, sempre venha trazer sobre seus autores preferidos.

    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline, tudo bem?
    Como você também sou muti fã de terro, principalmente em filmes. Já cheguei a tentar alguns livros, porém acabei desistindo.
    Adorei o textinho contanto um pouco mais sobre suas história com o terror.

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline, também curto muito o gênero mas nunca li nada do King. Sei que preciso mudar isso mas nem sei por qual livro começar, me sugere algum?
    Volto para ver seu vídeo com os livros.

    Bjs, Glaucia.

    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  27. Se quiser ler algo do King, leia Carrie. Foi o primeiro livro dele que eu li. Não me deu medo e mesmo assim eu gostei. (E é bem pequeno) ;)

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bom?

    Seu post ficou ótimo, mas não sou fã de livros de horror. Aliás, não curto os filmes do gênero também e nem assisto. Sou mega medrosa e me impressiono fácil. Apesar disso, morro de vontade de ler algum livro do Stephan King porque sempre vejo elogios sobre as obras do autor.

    Beijos,

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Sou super fã do King e tenho a grata felicidade de ter na minha cidade uma biblioteca pública ótima que sempre tem Kings aos montes, li tudo que você sitou e sou tão viciada em King e Ilana Casoy, que todos os outros livros me parecem de criancinha ou de donas de casa ou adolescentes românticas, como no vicio de vampiros que inundou as livrarias. Quero sentir meeedo muito medo e não me apaixonar perdidamente por um vampiro tesudo, KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  30. que experiência maravilhosa Aline! ao contrário de ti, nunca tive ninguém em quem me espelhar, acho que nasci gostando do gênero. me lembro bem que havia juntado uma graninha da mesada e fui a uma banca de revista pra comprar meu primeiro livro (em minha cidade não existiam livrarias na época e se vendia livros em bancas). chegando lá me deparei com dois livros assustadores, eu tinha 13 anos: "o exorcista" e "carrie". optei pelo primeiro, com uma pontinha de curiosidade, já que a capa do segundo (uma menina toda ensanguentada) havia me chamado mais a atenção. "o exorcista" estava no auge, o filme antigo estava sendo reprisado, então foi ele mesmo. o primeiro de minha coleção. mas "carrie" continuou em minha memória e alguns anos mais tarde adquiri "a coisa". era um livro em dois volumes, da extinta editora francisco alves (putz... que saudade). daí não consegui mais largar stephen king. bom, eu teria inúmeras histórias pra contar, um dia a gente se encontra num boteco qualquer e conversa até raiar o dia. também tenho uma resposta para meus amigos: king é "mestre".

    ResponderExcluir
  31. Olá, Aline.

    Eu também comecei meu fascínio pelo gênero através dos filmes antigos, que igualmente a você nem sabia que eram baseados nas obras do King. Lembro de assistir Cristine e torcer para o carro kkkk.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Sou apaixonado pelo King pelo simples fato dele ter criado Under The Dome que deu origem a série, série esta que eu sou apaixonado! haha
    Mas pretendo ler os livros algum dia! Quem sabe quando tiver num preço em conta para que eu possa comprar. rsrs
    xoxo
    Visita lá o www.bookmore.com.br

    ResponderExcluir