Header Ads

Header Ads

Fundação (Isaac Asimov)

Série: Fundação #1
Editora: Aleph
Autor: Isaac Asimov
Páginas: 239
Nota do Sempre Nerd: 5/

Fundação - O Império Galático possui 12 mil anos. E possui pujança, grandeza e estabilidade. Ao menos em sua fachada. Mas ele está em pleno declínio, lento e gradual. E, no final, culminará com uma regressão violenta da sociedade e a conseqüente destruição do conhecimento. Preocupados com isso, um grupo de cientistas traça um plano pela preservação do conhecimento adquirido. Vencedor do prêmio Hugo, como a melhor série de FC de todos os tempos, este é o livro inicial da Trilogia da Fundação.


Fundação é o primeiro livro da série intitulado com o mesmo nome e se passa no futuro quando o Império Galáctico já está completamente dominado pelos s humanos. 

Certo dia um cientista chamado Hari Seldon cria a psico-história, uma ciência que mistura sociologia, psicologia e matemática e com isso é capaz de prever o futuro de grandes massas, com isso ele descobre que o Império irá cair e que a galáxia passara por 30 mil anos em um grande caos, como uma Idade das Trevas. 
Mesmo sabendo que o fim do Império não podendo ser evitado Seldon desenvolve um plano para diminuir esse tempo de recessão e minimizar os estragos da queda, com isso ele  funda duas colônias de cientistas “As  Fundações” em extremidades opostas no Sistema Galáctico. A partir daí vamos acompanhando a trajetória das brilhantes mentes que irão conduzir novamente a humanidade para era do conhecimento.  Mas até lá haverá guerra, revoluções e muitos acontecimentos que deixarão o leitor vidrado na história. 

Embora pareça uma história complexa e cheia de detalhes confusos, a Fundação é na verdade uma narrativa fluida e incrivelmente fácil de entender. Asimov montou uma história gostosa que prende o leitor desde o início, pois é inevitável ficar curioso com relação à Salvor Hardin e suas previsões, o leitor quer saber o que vai acontecer e se todos irão mesmo seguir os planos de Seldon para salvar a humanidade.

Quando comecei a ler A Fundação esperei encontrar algo difícil e arrastado (devido à algumas resenhas que eu li), mas é muito parecido com uma leitura de fantasia da Terra Média, como o Senhor dos Anéis por exemplo, onde temos uma sociedade, uma organização política, crenças, batalhas pelos reinos, ou nesse caso planetas, enfim só muda o fato da história se passar no espaço, mas a emoção de viver uma grande aventura é a mesma, a complexidade de também. Então se você é fã dessas aventuras de um universo distante, com sistemas políticos e religiosos bem arquitetados e ideias bem elaboradas, eu realmente indico a leitura da Fundação e devo acrescentar que mesmo que você tenha um pé atrás com ficção cientifica, eu sugiro que você arrisque a leitura desse clássico,tenho certeza que você vai adorar.

A escrita do Asimov é muito gostosa e leve, ele sabe abordar ideias como ninguém, criar um enredo fascinante, um universo bem desenvolvido e uma história super empolgante.

Indico a todos que querem viver uma aventura inesquecível. Esse é um daqueles clássicos que todos mundo deveria ler, e se você já é fã do gênero essa é uma leitura obrigatória, caso seja o seu primeiro contato com ficção cientifica, atrevo-me a dizer apenas uma coisa: Cuidado! Isso vai te viciar.

Um comentário:

  1. A saga Fundação é sem dúvida uma das que quero ler e preciso sanar isso urgentemente. Cara Aline, você tem o dom de nos passar suas impressões, isso é cativante. Adorei a resenha. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir

Disqus for Sempre Nerd