Header Ads

ad

Dois Garotos Se Beijando (David Levithan)

Série: -
Editora: Galera Record
Autor: David Levithan
Páginas: 224
Nota do Sempre Nerd: 4/5

Dois Garotos se Beijando - Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer. 


Eu recebi esse livro de surpresa da Editora Record e adorei o mimo! Foi o meu primeiro contato com o David e só posso dizer que achei a escrita dele adorável e única.

O livro vai abordar a homossexualidade de forma original e muito reflexiva, relacionando temas como família, respeito, tolerância, preconceito e violência. É um livro relativamente curto para a gama de emoções que e reflexões que ele proporciona ao leitor.

Embora todos os personagens sejam homossexuais cada um deles é único e vive um experiência diferente. Craig tem uma família que aceita sua sexualidade, já a família de Harry nem imagina que ele é gay. Ray também é gay e Avery é transgênero, os dois estão se conhecendo e tentando entender a atração mútua que sentem. Cooper é um garoto que encara a vida e forma dura, fugiu quando sua família descobriu que ele era gay; Neil e Pete são namorados; Tariq foi agredido violentamente por ser gay e ele foi o principal motivo por Craig e Harry tentarem bater o record do beijo, como uma forma de manifestação.

É incrível como David conseguiu conectar tudo e trazer diversas mensagens ao leitor.

A narrativa é alternada, passando por todos os personagens e as diversas situações que eles vivem, bem como seus sentimentos em relação ao mundo e sua opção sexual. Todos os personagens são incrivelmente bem construídos e humanizados, o que torna o leito muito próximo a eles, torcendo e sentindo por eles a cada pagina.

O texto é cheio de citações marcantes e mensagens significativas. Um livro realmente adorável,  autêntico e bem escrito, vale a pena conferir, pois de forma leve e despretensiosa  David consegue tratar de temas profundos, e nos fazer sentir cada palavra.

17 comentários:

  1. É um livro que tem marcado muitos leitores, as criticas que vejo sobre os livros do David são ótimas! Eu também recebi Dois Garotos se Beijando e pretendo ler logo, quero me envolver com essa leitura e visto aqui na resenha, terei boas surpresas.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e amei essa história! Achei realmente
    incrível a narrativa desse livro, o autor acertou em cheio em narrar o
    livro através da visão de homossexuais que morreram por causa do HIV e
    que viveram em uma época onde o preconceito era ainda maior que hoje em
    dia.
    Amei os personagens e acho que esse livro deve ser
    lido por qualquer pessoa. Ele fala muito sobre amor, respeito e
    aceitação que é algo sobre o qual todos nós deveríamos ler.

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser muito interessante. É incrível ver como, ao mesmo tempo, a sexualidade deles é igual e diferente. Tenho certeza que para uns é bem mais difícil que para outros e deve ser interessante ver como os personagens lidão com a situação e com o preconceito.

    Sem dúvidas eu vou gostar desse livro!
    Beijos,

    Deia!

    Own mine

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    eu estou louca para ler esse livro, e achei super legal, a Galera envia-lo para os parceiros, como ação. Acho que é sempre importante discutir o preconceito, e por todas as resenhas que vi, o David soube fazer isso muito bem. Estou louca para conhecer esses personagens únicos.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline.
    Essa editora é fofa demais né, adoro essas surpresinhas.
    Eu me surprendi com esse enredo, David fez uma abordagem de forma singular e cativante entrelaçando todas as cenas perfeitamente.
    Ninguém como ele pra abordar tão bem a homossexualidade.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Ei Aline!!

    Realmente pelas resenhas q leio é um livro marcante!
    comc erteza será minha próxima aquisição!!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Já li este livro e achei super interessante a mensagem que passa de respeitar todo mundo como ser humano não importando quem vc seja o que vc faz ! Gostei muito do livro e recomendo a todos também mas o final não foi tão bom quanto achei que deveria rsrs o autor tem mania de deixar finais abertos!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Aline, preciso elogiar seu blog, principalmente a sua concisão! Diferente de muitas outras blogueiras literárias, você não repetiu a sinopse no seu texto. Além de ser completamente dispensável, isso me dá muita raiva! A pessoa vai lá, coloca a sinopse no início do texto e ainda se dá o trabalho de repeti-la durante a resenha. Sério, qual é a necessidade disso? Muito obrigada por não fazer o mesmo, e por favor continue assim!!! :)
    Um beijinho,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Eu ainda não li este livro, mas estou amando as resenhas e estou ansiosa para ler. Esse livro parece ter uma história muito emocionante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho legal livro que aborda esse tipo de assunto, traz a realidade.. Porque geralmente as pessoas não gostam de aceitar e tudo mais. Quanto mais pessoas tiverem o livro ou verem resenha, vai ser melhor.

    http://pareinaadolescencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Pensei que o livro era focado em apenas dois personagens e pelo jeito me enganei. Fiquei muito curiosa com a trama do livro, pelo fato de quererem vencer o recorde de beijos, e queria saber como a história se desenvolveria. Só fiquei curiosa para lê-lo quando muitas pessoas começaram a falar dele, pois normalmente me encanto pela capa (e essa não é uma das mais bonitas!). Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline, esse livro parece ter uma trama e uma proposta maravilhosa, quero muito lê-lo, e ao contrário de você, meu primeiro contato com o David foi "Todo Dia" que aliás, uma dica: leia! se você gostou da escrita dele ao ler "Dois Garotos se Beijando", com certeza não vai se decepcionar ao ler Todo Dia, além de que, também tem mensagens significativas que faz o leitor parar para refletir, coisa que Levithan faz muito bem.
    Adorei a capa do livro, achei simples e única, a editora ta de parabéns!
    Adorei a resenha!
    xx ;)

    ResponderExcluir
  13. Aline!
    Leviathan sempre levantou a bandeira contra o preconceito gay e ver um livro onde muitas personagens contam sua história sem pudor, deve ser ótimo.
    Quero muito saber como o record foi quebrado com um beijo tão longo.

    Uma semaninha carregadinha de luz e paz!

    “Acredite que você
    pode, assim você já está no meio do caminho.” (Theodore Roosevelt)

    Cheirinhos

    Rudy

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nada do David, mas estou com muita vontade de começar por Dois Garotos se Beijando, já que o livro vem sendo muito bem elogiado, tanto pela complexidade do assunto que o autor aborda quanto às mensagens de reflexão que se inserem nas histórias desses personagens. Imagino que seja realmente um livro emocionante, tenho muitas expectativas em relação a ele.

    ResponderExcluir
  15. Estou doida pra ler esse livro, gosto muito da escrita do David Levithan, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  16. David se tornou um queridinho meu, desde que li Will e Will mudei radicalmente minha visão a cerca da homossexualidade, antes era um baita preconceituoso. Não li Garotos se Beijando mas tenho uma enorme vontade de conhecer essa história, pois, sei que ela tem muito a agregar, tai um autor que acredito nunca vai me decepcionar ele escreve de forma magistral.

    ResponderExcluir
  17. Mariana Teixeira29 de maio de 2015 00:12

    Meu amigo me recomendou esse livro, e ao ler a resenha me deu mais vontade ainda de ler. Certamente, em breve, terei ele em minha estante.

    ResponderExcluir