ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

05 maio 2015

Clube do Mistério #1: Na Mente, O Veneno (Andrea H. Japp)

Série: Diane Silver #1
Editora: Vestígio
Autor: Andrea H Japp
Páginas: 272
Nota do Sempre Nerd: 5/5 

Na Mente, O Veneno - Diane Silver é uma das melhores profilers do mundo e trabalha na base de Quantico no FBI. Caçar os serial killers é para ela uma questão pessoal: sua filha Leonor foi torturada e morta. Diane não consegue até hoje entender. Como Leonor, tão desconfiada, aceitou seguir seu assassino?Yves, um policial francês formado por ela em técnicas do profiler, é provavelmente o único amigo de Diane cujo carater difícil é notório. Ele a mantém informada sobre os crimes selvagens cometidos na França. Será que existe uma ligação entre esses assassinatos e aqueles cometidos no México ou em Nova York ? Entre esses casos internacionais, a caça ao assassino de prostitutas nas ruas de Boston e o assassinato de Leonor uma ligação começa pouco a pouco a aparecer.Diane vai abrir a caixa de Pandora, reconstituir o quebra-cabeça e chegar até o último predador. E não lhe importam as consequências.

Hoje começa uma nova coluna no blog, onde eu vou falar de Romances Policiais, Thrillers e etc. Já faz um tempo que estou com essa ideia e já que as Sextas são dias de livros/filmes de terror as Terças serão dedicadas ao mistério. Espero trazer muitas dicas de livros que prendam, provoquem e instiguem o leitor.

E eis que o primeiro romance policial que eu escolho para dar início ao Clube do Mistério, foi uma maravilhosa surpresa. O livro é simplesmente primoroso em todos os quesitos, ótima protagonista, bom desenvolvimento a trama e assassinos cruéis.

O leitor é inserido no mundo de Diane Silver, uma profiler do FBI que passou por uma grande tragédia. Ela caça assassinos de forma formidável e possuiu uma mente brilhante. 
Nesse livro ela precisa capturar dois seriais killers. Um mata prostitutas de forma bem violenta e outro, é um personagem bem mais complexo, mas que eu não vou dar maiores detalhes para não estragar surpresa, basta dizer que ele é cruel, frio e metódico, além de possuir recursos para deixar marcas em países diferentes. Esse segundo assassino terá um grande impacto na trama.

O livro é cheio de boas surpresas e possui uma ótima estrutura com abordagem psicológica, ambientação bem elaborada, é possível se sentir parte do FBI em alguns momentos, e personagens muito convincentes.

Adorei a narrativa da autora, ela é dinâmica e aborda temas fortíssimos, como pedofilia, tortura e justiça. Além de não poupar detalhes ao leitor. Japp tece uma  trama instigante, inteligente e ao mesmo tempo tenebrosa.

Uma das coisas que torna a história ainda mais maravilhosa é a sua protagonista Diane. Ela é uma das melhores protagonistas femininas que já vi em romances do gênero. Ela é inteligentíssima, brilhante, não tem medo de expor suas opiniões e bem casca-grossa. Uma profissional formidável e implacável na buscas de psicopatas. Conforme  a autora vai inserido flashbacks, o leitor percebe que Diane não apenas uma mulher grosseira, mas uma pessoa que enfrentou uma das piores dores do mundo com a morte da filha, e que decidiu se tornar ainda mais impiedosa na caça aos seriais killers. Uma mulher esperta que não tem nada a perder, Diana tem opiniões muito concretas sobre os assassinos e não tenta justificar os atos dos criminosos com infâncias difíceis ou traumas peculiares, para ela essas pessoas não passam de monstros e devem ser dizimados, pois é a única forma de proteger a sociedade e possíveis vitimas, é preciso exterminá-los.

Com relação ao segundo assassino, aquele que tem maior impacto na história, a autora deixa pistas por toda trama, para que o leitor possa participar da investigação. Não é dificl identicar quem de fato é o assassino e acho que isso foi intencional. Mas o mais interessante é conhecer sua história e descobrir suas motivações.

O desfecho do livro é de tirar o folego e espero que Diana reconsidera sua decisão, embora eu entenda suas escolhas.

É um livro incrível que traz uma história completa e trabalha muito bem tanto os mocinhos quanto os assassinos. Marcante pela sua protagonista tão peculiar e inesquecível pela sua narrativa e enredo.

Um romance policial acima da média.

12 comentários :

  1. Oi Aline!
    Embora adore policiais, ando meio saturada do gênero. É por isso que ainda não li nenhum livro dessa coleção da Vestígio. Mas curti a ideia da coluna. Vou anotar as dicas ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, como fã do gênero policial estou amando estes livros da Vestígio. Este eu não tive o prazser de ler ainda, mas pela resenha já percebi que é tão bom quantos os outros que já li.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Aline eu adoro o gênero, mas sempre acabo pegando outros e colocando na frente. Preciso sair da minha zona de conforto e começar a ler mais livros de suspense/terror, pelo que li em sua resenha este livro tem muitos pontos positivos e prende o leitor, já sei por onde começar!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    http://www.estantediagonal.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gabriella Bastos14 de maio de 2015 12:37

    Mesmo não tendo muita experiência com romances policias e thrillers eu tenho muita vontade de me aprofundar e ler mais livros desse estilo, pois os que já li me encantaram e me deixaram com gostinho de quero mais.
    Amei sua resenha e sei que vou amar "Na Mente, o Veneno", então, já entrou pra wishlist!
    Quem sabe não seja minha próxima leitura??
    Beijão, e adorei o Clube do Mistério, vou aguardar as próximas postagens!

    ResponderExcluir
  5. Oi. Achei a coluna bacana, estou adorando ler romance policiais, cada dia mais... Gostaria de fazer uma observação: só eu acho as capas da Vestígio parecidas? Eles precisam rever isso, muita falta de criatividade.
    Diane Silver me parece uma excelente personagem, gosto de mulheres em livros policiais como protagonistas, mas não como a moça que precisa de um herói para salvá-la.

    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?

    Eu sou apaixonada por livros de suspense/policiais, eles sempre estão nos topo da minha lista de desejados. Eu adorei a premissa de Na mente, o veneno e com certeza ele já está na minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Suelen Fernandes15 de maio de 2015 08:59

    Olá Aline!
    Eu não leio muito livro policial, mas as vezes gosto. São histórias que prendem o leitor e nos faz tentar desvendar os mistérios.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Francine Porfirio15 de maio de 2015 09:13

    Wow, adorei sua nova coluna, minha flor! E não poderia começar de modo diferente… Um livro que parece ter tudo o que um leitor que aprecia o gênero policial pode gostar. <3 Eu achei muito bacana não deixar apenas um serial killer, mas dois como objetos de investigação! Eu com certeza fiquei mais interessada ainda ao saber que os métodos do segundo assassino são complexos e que podemos entender suas motivações. Anotei a dica!!!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Celly Nascimento16 de maio de 2015 02:49

    Oi, Aline!
    Os temas abordados realmente são polêmicos, mas são eles que atraem os leitores. Eu, por exemplo, fiquei mais tentada a ler agora que sei dos temas que estão contidos na história. Além disso, a narração de Andrea parece ser incrível. Eu não sou muito fã do gênero, mas não há nem uma exceção que não possamos abrir.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, parabéns pela nova coluna e gostei da temáticas que irá abordar nela, agora voltando para minha opinião da resenha. hehehehe
    Pela sua resenha, vi que vou ficar totalmente envolvida com a história, ainda mais que fico louca da vida querendo saber quem está cometendo os crimes, ainda mais que segundo você, a história é completa e bem trabalhada, adoro livros assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi,

    Sou suspeita pra falar pois amo livros do gênero, adorei a ideia do post ser toda semana :)

    Esse ainda não conhecia, fiquei um tanto curiosa pra leitura, gosto quando o autor deixa essas pistas e vamos investigando junto..

    Adorei a resenha e já anotei a dica.

    Beijos



    Mari -

    Stories And Advice

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline, sua linda, tudo bem?

    Adorei o Clube do Mistério!!!!!! Sou fã de tramas policiais e com muito suspense. Já vi que irei conhecer muitas dicas por aqui. Esse livro é novo para mim, mas gosto muito da profissão da personagem, eu fico fascinada quando os enredos traçam os perfis e vão tentando a partir dele, pegar o assassino. Saber que os personagens são muito bem trabalhados e o final é de tirar o fôlego, me deixou muito empolgada.

    beijinhos.

    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir