ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

22 maio 2015

Sextas de Horror #5: Escuridão Total Sem Estrelas (Stephen King)

Série: -
Editora: Suma de Letras
Autor: Stephen King
Páginas: 392
Nota do Sempre Nerd: 5/5 - FAVORITADO!

1922 (1922, 2010): Wilfred James e Arlette James são donos de 100 acres em Hemingford Home. Enquanto sua irritante esposa quer vender sua parte para uma companhia, Wilfred quer manter suas terras. A cada dia que passa, Wilfred percebe que só há uma solução para o problema. Envenenando a mente de seu filho, Henry, os dois acabam por assassinar Arlette. A história é uma narração/confissão de Wilfred sobre como ocorreu o assassinato, e a série de terríveis eventos que foi desencadeada por causa do crime.
Gigante do Volante (Big Driver, 2010): Tess, uma escritora de suspense leve, vem suplementando sua renda por anos, servindo como oradora em alguns eventos. Em um compromisso de última hora, Tess vai fazer uma palestra na cidade de Chicopee. No caminho de volta para casa, ao pegar um atalho, um evento horrível mudará sua vida para sempre; após isso, Tess descobrirá um lado negro em si mesma que nunca imaginou possuir, e não descansará enquanto não obtiver a coisa que mais deseja: vingança.
Extensão Justa (Fair Extension, 2010): Dave Streeter está sofrendo com câncer e para aliviar a angústia resolve passear. Durante o passeio, ele conhece um homem misterioso que lhe oferece um “prolongamento de vida” de duas décadas. Porém, como é regra universal do mundo dos negócios, tudo tem um preço. Irá Streeter ceder à sedutora ideia de viver mais, em troca de prejudicar seriamente uma pessoa realmente próxima a ele?
Um Bom Casamento (A Good Marriage, 2010): Darcy Anderson, casada há 27 anos, aprende mais sobre o seu marido do que gostaria quando literalmente tropeça em uma caixa misteriosa sob uma mesa na garagem. Isto é apenas a ponta do iceberg, pois as descobertas que ela fará poderão colocar não só seu casamento e família em xeque, como também sua própria vida.
Uma das melhores coletâneas de contos que o Stephen King já escreveu.

Eu fiquei apaixonada por esse livro, os quatro contos apresentados aqui são excepcionais e abordam de forma primorosa a face obscura do ser humano quando colocado em uma situação extrema. Nesse livro o terror não é sobrenatural, mas algo muito pior, pois trata-se de um ser racional capaz de cometer atrocidades com próximo. Todos os contos trazem um tema em comum, aquilo que é capaz de consumir a alma humana: a vingança.

Em 1922 nós temos a história de Wilfred James, um fazendeiro que ao contrário da esposa quer continuar a vida no campo, enquanto ela, Arlette James, quer vender a sua parte das terras (recebidas por herança) para uma grande companhia e mudar-se para acidade. Enquanto ela insiste na venda, Wilfred arquiteta um plano maligno, com consequências arrasadoras.

Esse foi o meu conto preferido entre os quatro, e pode -se dizer que é o único que utiliza, ainda que de forma leve, o sobrenatural. Aqui Stephen King abusa do seu dom de criar atmosferas horripilantes e faz o leitor gelar os ossos. Esse conto também é uma homenagem ao grandioso H.P. Lovecraft e sua história Ratos na Parede.

O final desse conto é sinistro.

Em O Gigante do Volante, somos apresentados a Tess, uma escritora famosa que após uma palestra de ultima hora decide pegar um atalho para chegar em casa, mas ao fazer isso ela não sabe que está selando seu destino, o que lhe acontece é algo chocante e traumático.

Esse conto mexeu muito com meu psicológico, gente. Acredito que qualquer mulher que o ler vai ficar abalada, não que os leitores homens não vão se sentir afetados com a brutalidade humana, porém se você for mulher, você vai ficar indubitavelmente mais apavorada. Eu tive até pesadelo com essa história. O que eu mais gostei aqui, foi que do meio para frente há uma reviravolta e o final foi
simplesmente perfeito, acho que o King escreveu para tirar o leitor da sua zona de conforto e funcional muito bem.

Em Extensão Justa, o protagonista passa por uma situação bem complexa: ele está doente e não a cura, porém surge uma chance, mas o preço a se pagar é algo sórdido. 

Esse é o conto mais curto e é difícil discorrer sobre ele sem fazer revelações, mas é uma história assustadora, que teve influências de A Caixa do Richard Matheson, outro conto que vale muito a pena também.

Em Um Bom Casamento, o leitor vai encontrar algo mais parecido com um thriller. Um mulher casada com um homem de conduta exemplar. A vida a dois é maravilhosa até que ela descobre algo aterrador sobre ele. 

Esse conto traz exatamente aquela reflexão: o quanto realmente conhecemos as pessoas com as quais convivemos?
Tenso, pavoroso e impactante. Esse conto também foi para lista dos queridinhos.

Escuridão Total Sem Estrelas é um livro primordial para os fãs do Mestre, aqui ele traz muitos elementos do Horror, mas deixa de lado o sobrenatural, achei isso incrível e original, uma nova faceta do King que nos mostra que os monstros são reais, eles são pessoas..

Postar um comentário