Header Ads

Header Ads

A Caça (Jussi Adler-Olsen)

Série: Departamento Q #2
Editora: Record
Autor: Jussi Adler-Olsen
Páginas: 462
Nota do Sempre Nerd: 5/5

Ao retornar das férias, o detetive Carl Mørck, do Departamento Q, encontra em sua mesa os arquivos do caso Rørvig. Que estranho. O caso não havia sido encerrado? O assassino dos dois irmãos mortos na casa de veraneio não se entregara nove anos depois do crime? Quem teria colocado aqueles arquivos ali? Alguém parece querer que o caso seja reaberto e Carl Mørck morde a isca.As pistas que encontra levam o detetive à alta-roda, ao mundo do mercado de ações, da indústria da moda e da cirurgia plástica. E também às sarjetas mais imundas e sinistras de Copenhage, onde conhece Kimmie, uma moradora de rua atormentada por vozes e que precisa roubar para viver. Kimmie parece estar sempre fugindo. E de fato está. Três poderosos homens estão atrás dela e não medirão esforços para encontrá-la, pois Kimmie parece saber algo capaz de ameaçar o futuro deles. Algo que pode ter a ver com o caso antes encerrado, mas que, infelizmente para os três, acaba de ser reaberto pelo incansável detetive Mørk. 
Esse é o segundo livro da série policial Deparamento Q, eu ainda não li o primeiro volume e isso não teve nenhum impacto sobre essa leitura, portando se você também não leu A Mulher Enjaulada, pode conferir esse sem medo, pois não há ligação entre os casos dos dois livros.

A primeira coisa que quero falar sobre minha leitura, é que eu achei a forma de escrita do Olseni bem direta e objetiva. O autor é dinamarquês e eu senti bastante diferença entre o romance policial dinamarquês e os romances policiais americanos que estou acostumada a ler. A forma de conduzir  a história e apresentar os fatos é bem distinta e me agradou bastante. Daí a importância de conhecer a literatura de outros países, a cultura, os costumes, tudo mudo e reflete naquilo que lemos. Gostei muito e certamente vou procurar mais romances policiais dinamarqueses para ler.

A história é bem construída e aborda de forma excepcional a crueldade humana, trazendo muitas reflexões no decorrer do livro. O autor não poupa palavras para descrever as cenas de violência e chocar o leitor. Olsen também foi muito talentoso em criar e desenvolver os vilões, pois são personagens tão complexos e profundos que causam sentimentos diversos, impossível  não sentir desprezo e nojo pelo grupo apresentado nessa história.

Uma das coisas que mais gostei é que a trama desse livro traz com pano de fundo a vingança e eu amooo histórias de vinganças bem arquitetadas e essa aqui é fenomenal. Desde o inicio sabemos quem são os vilões, portanto o plano de vingança tem um foco de destaque.

Achei o livro incrível e adorei as interações entre o pessoal do Departamento Q, que também são personagens fascinantes, bem como a narrativa de Olsen que é bem prática. Uma série policial que tem grande potencial, espero que a Editora lance as sequências logo, pois mal posso esperar pelas próximas historias, enquanto isso não acontece vou conferir A Mulher Enjaulada  e logo volto para contar para vocês o que eu achei.

Nenhum comentário:

Disqus for Sempre Nerd