Header Ads

ad

O Espelho de Cassandra (Bernard Werber) - Ed. Bertrand Brasil

Série: - 
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Bernard Werber
Páginas: 560
Nota do Sempre Nerd: 4/5 

Cassandra Katzenberg, de 17 anos, nunca teve uma vida normal. Sem lembranças de sua existência até os 13 anos, quando seus pais faleceram em um atentado no Egito, a jovem é considerada excêntrica, até mesmo louca, por todos à sua volta. Principalmente após começar a ter visões do futuro, tal qual sua homônima da mitologia grega, prevendo grandes tragédias para a humanidade com uma assustadora riqueza de detalhes.Determinada a recomeçar sua vida em outro lugar, a jovem Cassandra Katzenberg foge da escola onde estudava, levando consigo um misterioso relógio que calcula sua probabilidade de morrer dentro de cinco segundos. Na fuga, encontra uma aldeia onde pessoas banidas da sociedade vivem em um verdadeiro Estado livre e independente. É ali que suas premonições finalmente serão ouvidas, e encontrará aliados com os quais poderá contar na tentativa de salvar o mundo das tragédias iminentes que somente ela tem conhecimento.



Quando solicitei esse livro para resenha esperava algo completamente diferente, achei que o livro seria voltado para o gênero fantástico, mas O Espelho de Cassandra é na verdade um drama reflexivo, cheio de consideradões importantes referentes a humanidade e críticas sociais. Apesar dessa surpresa em relação ao enredo, devo confessar que o livro me agradou bastante, pois tem uma narrativa excelente e aborda problemas sérios em relação ao nosso futuro de forma soberba.

O livro começa com a fuga de Cassandra para o lixão. Ela não se lembra de nada de sua vida antes dos treze anos. Após perder os pais em um atentado, ela vai parar em uma escola para crianças especiais, porém ela foge de lá e acaba indo para um lixão, onde ela irá encontrar inúmeros personagens, um mais interessante que o outro. Falar mais o que isso seria spoiler...

Apesar do livro ter me agradado bastante, devo avisar que esse é o tipo de livro que deve ser lido aos poucos, pois a história pode se tornar cansativa, não é o tipo de livro que o leitor devora de uma vez, é preciso refletir sobre a trama, sobre todos os problemas sociais que Weber quer abordar, como  a super população, o lixo que produzimos,  a poluição e etc.

É preciso estar ciente que todos os problemas que o autor aborda na história poderá ser o futuro que a humanidade irá enfrentar se as pessoas não se conscientizarem desde de cedo. O autor traz isso de forma crua, com críticas significativas e de forma notável. Vários temas políticos são abordados e isso me deixou muito interessada, pois a apesar de ser um livro para jovens, o autor conseguiu construir uma trama complexa e muito valiosa.

Uma narrativa bastante crítica que vale muito a pena ser lida. O Espelho de Cassandra é um ótimo livro para sair da mesmice e da zona de conforto.

Nenhum comentário: