Header Ads

ad

Predestinadas (Jessica Spotswood)

Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas #3
Editora: Arqueiro
Autor: Jessica Spotswood
Páginas: 288
Nota do Sempre Nerd: 3/5 

Cahill acabou de ser apagada da memória de Finn, o grande amor de sua vida. A responsável por essa traição foi Maura, uma de suas irmãs, e Cate está certa de que nunca vai conseguir perdoá-la. Enquanto isso, Tess, a caçula, está às voltas com visões cada vez mais assustadoras.Como se não bastasse, a Nova Inglaterra vem sendo tomada por uma febre mortal sem precedentes. Preocupada, Cate quer ajudar a todos, mas é impossível fazer isso sem revelar seus poderes e, assim, aumentar a fúria dos Irmãos da Fraternidade, os implacáveis caçadores de bruxas.Em meio a desavenças com suas aliadas em potencial, Cate terá que se desdobrar para conseguir prestar o auxílio que deseja, proteger Tess e Finn e lutar por uma nova ordem que permita que as bruxas sejam representadas no governo de sua cidade e não precisem mais se esconder.Predestinadas é o desfecho de uma saga permeada de delicadeza, cores, magia e fortes emoções. As irmãs Cahill terão que enfrentar os maiores desafios de sua vida, e o amor que sentem uma pela outra será fundamental nessa jornada.

Essa era uma trilogia pela qual eu estava apaixonada e aguardava desesperadamente Predestinadas para saber qual seria a conclusão da história e como a autora ira resolver todos os pontos levantados durante os dois primeiros volumes. Eu gostei tando de Enfeitiçadas e  Amaldiçoadas que as minhas expectativas eram muito altas, afinal é uma série YA que trata de política e revolução, tudo envolto em um clima sombrio de perseguição e bruxaria, porém o terceiro volume infelizmente deixou a desejar.

Nesse livro as irmãs Cahill já sabem qual delas é a bruxa da profecia que irá despertar um segundo terror ou revolucionar o sistema e derrubar a Fraternidade. O clima entre elas fica cada vez mais pesado e as disputas são constantes, especialmente entre Maura e Cate. Tess sendo a mais jovem é a única que consegue agir com certa maturidade, apesar dos últimos acontecimentos envolvendo as irmãs.

Nesse livro a bruxas ficam dividas, algumas querem enfrentar os irmãos e tomar o poder, usando magia se necessário, outras preferem ir aos poucos e conquistar a população e provar que elas não são criminosas, apesar de tudo o que é pregado pela Fraternidade.

O livro tinha tudo para fechar com chave ouro, uma história fabulosa sobre direitos, igualdade, religião e revolução, mas parece que a autora correu em momentos importantes, apresentou soluções fáceis e simples para pontos que anteriormente pareciam complexos e mexiam o leitor. a impressão é que ela simplesmente resolveu fazer o mais fácil e "plim" solucionar o que poderia render algo original e inovador. Ela incluiu muitos acontecimentos importantes na trama, mas não os desenvolveu como nos livros anteriores, apenas os apresentou de forma superficial e fraca.

Eu esperava muito mais dos conflitos e do desfecho da história, pois a série tinha capacidade para isso. Infelizmente a trilogia não fechou muito bem para mim.  Como mencionei muitas questões foram resolvidas de forma breve corrida.

No entanto, em um todo, devo admitir que gostei da série, mas acho que a autora poderia ter se dedicado um pouco mais no encerramento. Afinal é uma série bem original: um YA de época, que trata de bruxaria, perseguição e opressão. Poucos YA abordam a temática política e religiosa como As Crônicas das irmãs Bruxas  fez e isso faz a série valer a pena de certo modo, porém aconselho a não ir com muita sede ao pote, principalmente para os leitores mais exigentes.

Apesar de tudo essa foi uma trilogia que vai deixar saudade, pois mesmo que eu não tenha amado o terceiro volume, eu gostei da trilogia como um todo, me diverti, me emocionei e desejei que aquelas meninas tão injustiçadas dessem a volta por cima, quis que a sociedade reagisse e mudasse a toda a opressão sofrida.  

Devo elogiar também a ambientação da história que foi perfeita e a relação entre as irmãs, que foi muito bem explorada e apesar do encerramento corrido, é um YA bem diferente e original, se você gosta de história de bruxas ambientadas no século XX, talvez deva conhecer as irmãs Cahill e a profecia que as cerca.

Nenhum comentário: