ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

01 agosto 2015

O Circo Dos Fantasmas (Barbara Ewing) - Ed. Bertrand Brasil

Série: The Mesmerist #2 
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Barbara Ewing
Páginas: 434
Nota do Sempre Nerd: 3/5 

Ex-atriz, mesmerista profissional e suspeita de assassinato, Cordelia Preston foge da Inglaterra para os Estados Unidos, onde se junta ao circo. Ela está acompanhada de sua filha Gwenlliam, uma talentosa acrobata — e neta do cruel duque de Llannefydd.Determinado a reaver Gwenlliam e silenciar Cordelia permanentemente, o duque envia o inescrupuloso Sr. Doveribbon à Nova York para rastreá-las. E elas logo descobrirão que a terra das oportunidades é também palco de disputas entre perigosas gangues e as autoridades locais.Em O Circo dos Fantasmas, Barbara Ewing evoca a vida no século XIX a partir da agitação da Nova York dos anos 1840 e pinta um vívido e fascinante retrato de uma cidade cheia de personalidade, onde mãe e filha devem aprender a enfrentar seus medos mais obscuros e seguir em frente... Ou serão destruídas.


Quando solicitei o livro para resenha eu não sabia que se tratava da sequência de "The Mesmerist" publicado em 2007 no exterior, mas ainda não foi lançado no Brasil. Apesar de ser uma continuação O Circo dos Fantasmas também pode ler lido separadamente, como um volume único, mas acredito que a leitura não se torna tão completa como se fosse lido na ordem, pelo menos foi isso o que eu senti. Embora dê para entender a história tranquilamente sem ler seu anterior, eu senti falta de saber mais sobre os personagens e suas motivações. Não consegui criar um laço muito forte com a história, acredito que a leitura teria sido mais proveitosa se eu tivesse lido o primeiro, porém apreciei bastante a narrativa e quero muito ler o anterior.

A maior parte da história se passa na cidade de Nova York em meados do século XIX,  a ambientação está maravilhosa, é uma delicia acompanhar os acontecimentos da época e ter uma ideia de como as pessoas viviam, como eram os costumes e a sociedade. 
Em alguns momentos o leitor também tem leves vislumbres de Londres através das cartas de Gwelliam.

A narrativa é feita de forma alternada, então temos duas perspectivas da história. A parte da Cordelia é narrada por meio de flashbacks, o que eu achei bastante interessante.
A escrita da autora é bem descritiva, quase é possível visualizar as cenas. Achei muito legal, foi como assistir a um filme, pois tinha a ideia exata do que a autoria queria passar, ela é muito talentosa nesse quesito.  

Se você gosta de ficção histórica, provavelmente vai gostar desse livro, pois a parte histórica é muito bem trabalhada e desenvolvida pela autora, gostei muito da história da cidade e da atmosfera do livro

Um comentário :

  1. Oi Aline, achei o enredo interessante, mas não tenho vontade de ler no momento.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir