ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

16 agosto 2015

Recursos Desumanos (Pierre Lemaitre) - Ed. Vestígio


Série: -
Editora: Vestígio
Autor: Pierre Lemaitre
Páginas: 336
Nota do Sempre Nerd: 3/5

Alain Delambre é um homem de 57 anos completamente desgastado e ressentido pelos quatro anos de desemprego que vem amargando. Ex-diretor de RH, ele encontra apenas subempregos, o que o desmoraliza cada vez mais.Quando um empregador finalmente resolve considerar sua candidatura para um cargo em uma grande empresa e na área em que é especialista, Alain Delambre se vê disposto a qualquer coisa – a pedir um empréstimo emergencial ao genro que detesta, a se desqualificar aos olhos de sua esposa e de suas filhas e até mesmo a participar do teste final de recrutamento: a simulação de uma tomada de reféns.Neste alucinante jogo em busca da cobiçada posição e do resgate de sua dignidade, Delambre percorre caminhos inesperados, que poderão levá-lo longe demais…
O livro me chamou atenção pelo mote totalmente diferente que a história traz e é, de fato, um suspense original e bem peculiar.

A história se passa em Paris e tem como pano de fundo a competitividade no mercado de trabalho, a crise econômica, o capitalismo e o desemprego.

O protagonista da história é Alain Delambre, um homem de 57 anos, que está desempregado. Ele era Diretor de RH, em um respeitada empresa, mas após ter sido demitido há quatro anos só encontra subempregos. Um dia Alain tem sua candidatura para uma vaga excelente aprovada, porém o teste final é algo completamente inusitado que tomará um rumo inesperado.

A principio o leitor acompanha de perto a decadência da vida de Alain e sua família. Temos um homem com com a autoestima em frangalhos, tentando recuperar seu padrão de vida e é impossível não sentir empatia pelo protagonista. Um homem com poucas chances no mercado de trabalho lutando para sobreviver, apesar de sua boa qualificação.

O autor foi maravilhoso no desenvolvimento de seus personagens, pois consegue envolver o leitor de forma eficaz e magnifica. Adorei o rumo que a história toma, ficando cada vez mais tensa e chocante. Também me surpreendi muito com o final, no entanto, para mim o grande trunfo de Pierre é o próprio protagonista, que consegue despertar grandes emoções no leitor. As atitudes de Alain me deixaram agoniada, pois eu só queria que ele ficasse bem e tudo desse certo, é impossível julgá-lo, me simpatizei demais com o protagonista.

Esse é um livro bem diferente e traz muitas reflexões sobre ética, moral, orgulho e vingança. E apesar de possuir uma narrativa deliciosa, achei que em alguns momentos o autor se prolongou muito e acabou pecando por ser prolixo, o que deixou algumas partes cansativas. Fora isso achei a história magnífica e surpreendente, pois consegue prender a atenção até o fim. 

Recursos Desumanos é um excelente suspense que vai mexer com o lado emocional do leitor.

Postar um comentário