ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

05 setembro 2015

Brasyl (Ian McDonald) - Ed. Saída de Emergência

Série: -
Editora: Saída de Emergência 
Autor: Ian McDonald
Páginas: 416
Nota do Sempre Nerd: 4/5
Três personagens, três histórias, três Brasis. Ligados através do tempo, do espaço e da realidade.Edson é um empresário de celebridades, tentando sair das favelas de São Paulo em um futuro não muito distante. Um encontro aleatório o fez cair no mundo perigoso da computação quântica, sem ter para onde fugir em um Brasil em que cada rosto e centavo é rastreado. Marcelina é uma produtora de TV que sai pelas ruas do Rio em busca do sucesso que lhe trará fama. Quando uma ideia para um programa a faz rastrear os traços do mais infame goleiro do futebol brasileiro, se envolve em uma antiga conspiração que ameaça não só a sua vida, mas também a sua alma.Padre Luís é um missionário jesuíta que vasculha as profundezas da Floresta Amazônica do século XVIII em busca do padre renegado que tenta estabelecer um império. Mas o que ele encontra aí põe em cheque a sua fé e a própria realidade.


Impossível não ficar curioso com Brasyl, afinal o livro foi finalista dos prêmios Hugo e Nebula como melhor livro de ficção científica e fantasia, além de ser o vencedor do prêmio da Associação Britânica de Ficção Científica. Escrito pelo autor inglês Ian MacDonal, o livro me interessou assim que alguns vlogs estrangeiros começaram a fazer resenhas dele.

E considero que a Saída de Emergência fez uma ótima escolha ao publica-lo, pois é um livro que traz tudo que uma boa ficção científica deve trazer e ainda é recheado com elementos de fantasia, proporcionado ao leitor uma experiência rica e inesquecível.

Em Brasyl vamos acompanhar três personagens em três histórias paralelas, cada história se passa em uma cidade brasileira e em épocas diferentes e acabam se interligando de forma inacreditável. O enredo parece confuso? Mas não é não, pelo contrário é incrível. Esse é um livro riquíssimo no gênero e que vai explorar algo que eu adoro: universos paralelos no gênero, onde a atitude de cada personagem pode afetar de forma drástica o universo do outro e aqui é até mesmo possível passar para outro universo, só que isso, quando descoberto, pode se tornar um problema.

Achei a história primorosa e me delicei com o livro. A narrativa é cheia de detalhes e o autor conduz a trama de uma forma instigante, sem falar no desfecho que é de deixar o leitor de queixo caído.

Como fã de ficção cientifica indico Brasyl sem medo, é um excelente livro que consegue fugir da maioria dos clichês do gênero.

Postar um comentário