ÚLTIMAS RESENHAS

Latest in Tech

15 setembro 2015

Os Portões (John Connolly) - Ed. Bertrand

Série: Samuel Johnson #1
Editora: Bertrand
Autor: John Connolly
Páginas: 304
Nota do Sempre Nerd: 4/5 
Todo mundo acha que Samuel é um menino muito estranho: os professores não o levam a sério, a mãe o deixa de castigo por viver sempre no mundo da lua e o vigário da cidade foge quando o vê, ele faz perguntas muito difíceis!. Só Boswell, seu cachorro, o entende de verdade.Como se as coisas não pudessem piorar, uns vizinhos de Samuel resolvem mexer com forças ocultas, só por diversão, e acabam abrindo uma passagem transdimensional direto para o Inferno. Agora, dominados por entidades nada simpáticas, eles pretendem abrir os portões do Inferno e soltar os cachorros, ou melhor, demônios. As criaturas mais desagradáveis, repulsivas e más estão para invadir a Terra, e não virão sozinhas. Seu líder, um cara tão mau que é conhecido como Grande Malevolente, também quer participar da festa de destruição do nosso mundo.


Samuel é um garoto de 11 anos bem peculiar, para começar ele vive fazendo perguntas estranhas e tem muitas ideias esquisitas. Apesar da pouca idade, ele tem uma mente bem aguçada, o que o torna um pouco irritante para as pessoas ao seu redor. 

Um dia ao sair para pedir doces para o Halloween, antes da data, ele se depara com uma situação inusitada: seus vizinhos estão fazendo um ritual para abrir os portões do inferno. Agora Samuel precisa avisar que a terra corre perigo e que demônios estão tomando os corpos das pessoas, mas quem irá acreditar nele?

O livro é super fluido e cheio de sátiras. O autor traz uma história bem original e divertida ao estilo Super 8, só que com demônios. Apesar da pegada juvenil que o livro traz, o autor toca em temas importantes e com humor faz excelentes críticas a sociedade, além de abordar um pouco de ciência durante a história.

Me vi super envolvida com essa aventura e me diverti demais com as confusões que Samuel, o nosso geniozinho, enfrenta, sempre tem algo acontecendo e tornado a trama ainda mais interessante. Adorei também a forma como o autor mostra as crianças sendo mais receptivas ao que está acontecendo e percebendo antes dos adultos que há algo errado com a vizinhança. Faz total sentido, pois muitas vezes nós deixamos de enxergar o óbvio e tendemos a complicar as coisas.

O livro é divertidissimo e traz um portagonista inesquecível. Samuel é daquelas crianças que tem sempre resposta e desbanca qualquer adulto, apesar do seu jeito peculiar eu adorei esse pequeno nerd.

Os Portões é um ótimo livro e recomendo para todas as idades, pois mescla fantasia com uma pitada de horror e humor, deixando a imaginação do leitor a mil, mas já aviso: a história é altamente viciante.

Obs: o autor também faz referências a Poe e Lovecraft, então imaginem, John Connolly já ganhou meu coração!

Postar um comentário