Header Ads

ad

Uma Chama Entre As Cinzas (Sabaa Tahir) - Verus Editora

Série: Uma Chama Entre As Cinzas #1
Editora: Verus Editcord
Autor: Sabaa Tahir
Páginas: 432
Nota do Sempre Nerd: 4/5 
Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.


Quando esse livro foi lançado, ele foi muito comentado e elogiado no exterior. Ele tem excelentes notas no Goodreads, devido a isso eu fiquei muito curiosa e decidi solicitar para a editora.

Uma Chama Entre As Cinzas é um ótimo livro e apesar dos clichês de YA, ele traz uma história instigante, repleta de ação, um universo bem estruturado, bons personagens e uma narrativa incrível.

Antes de falar sobre o enredo, eu vou fazer uma breve explicação sobre o que aconteceu com O Império: o Império pertencia aos Eruditos,  um dia os Marciais decidiram tomar o Império dos Erudito e estes foram dominados sobrepujados pelos Marciais. Os Eruditos passaram então a ser a escória do Império, um povo que vive em condições de extreme miséria, muitos são presos, acusados de traição por qualquer coisa e muitos se tornaram seus escravos, alguns são torturados e condenados a morte. Devido a isso nasceu a Resistência um grupo revolucionário secreto que planeja derrubar os Marciais e retomar o Império.

Nós vamos acompanhar a história de Laia, ela é uma erudita que vive com os avós e o irmão mais velho, Darin. Seus pais e sua irmã mais velha foram assassinados pelos Marciais. Um dia Laia encontra um caderno de desenhos de seu irmão e nele há esboços de algumas armas que pertencem aos Marciais, algo extremamente perigoso, pois os Eruditos são proibidos de qualquer tipo de conhecimento, principalmente em relaãao aos segredos dos Marciais. Devido a isso Laia decidi confrontar o irmão,ela sabe que esse caderno pode trazer grandes problemas para família já tão necessitada. Nessa mesma noite a família de Laia sofre uma batida, os guardas Marciais prendem Darin e a partir desse momento a vida de Laia toma um rumo inesperado.

O livro traz uma história excelente e a narrativa da autora é viciante. O livro é narrado de forma alternada, de um lado temos a narrativa de Laia, nossa protagonista, que entra para a Resistência e tem a missão de espionar a comandante, uma mulher vil e extremamente cruel, para poder libertar Darin, da prisão. Do outro lado temos Elias, um jovem estudante, que está se formando e irá se tornar um Mascara, um tipo de guarde de elite do Império, eles são letais e implacáveis, porém Elias pensa em desertar e ser livre, pois não concorda com a forma como os Marciais lideram o Império. Em certo ponto da história a vida dos dois vão se cruzar e isso terá um impacto incalculável para o destino de todos.

Eu achei que o livro traz um enredo fascinante e surpreendente, cheio de ação e tensão. Aqui os personagens são levados ao limite de suas forças física e psicológica pelo Império. A única coisa que realmente me desagradou na histórias foi é o insuportável triângulo amoroso, que os autores insistem em inserir nas suas histórias. Na minha opinião não havia necessidade de um romance no livro, pois a história é bem completa e cheia de acontecimentos para serem explorados, tanto na parte política, quanto na parte cultural dessa sociedade formidável que a autora criou, as crenças, as histórias, tudo nesse livro é muito bem amarrado e muito criativo. Então eu acho desnecessário inserir um romance adolescente aqui, pois fica completamente fora do contexto diante de tudo o que esta acontecendo no do livro e é devido a esses triângulos que eu geralmente prefiro livros de fantasia medieval adulta, estilo Bernard Cornwell, e Joe Abercrombie. Eu entendo por que existe isso nesses livros YA, afinal é um livro para jovens e os jovens adoram esses romances. No entanto tirando o triângulo amoroso o livro é excepcional.

Os personagens são muito cativantes, eu gostei de todos eles, mas a mais intrigante e surpreendente, na minha opinião, foi Helene, foi dela que eu mais gostei.

Sabaa Tahir, tem uma escrita ótima e muito criativa, não tenho dúvidas de que ela irá deslanchar no mercado, pois ela sabe escrever para o público jovem.
As cenas de ação são muito bem desenvolvidas, a parte de fantasia também foi muito original e toda a estrutura do Império que ela criou foi muito bem elaborada.

É um livro que nos encanta e nos faz torcer pelos personagens já tao massacrados pela vida, nos faz vibrar a cada página. Se você gosta de YA com elementos distópicos e fantásticos com certeza vale a pena conferir Uma Chama Entre As Cinzas.

18 comentários:

  1. Oie, o livro realmente parece ser muito bom.
    Bastante acontecimentos da vida da protagonista, acho interessante quando autores se preocupam em dar uma boa história.




    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Eu até estava achando interessante, mas sinceramente, não tenho paciência para triângulos amorosos, não :(

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, tudo bem?
    Recebi esse livro recentemente da editora e confesso que não estava animada para lê-lo, mas tenho lido resenhas que enfatizam o quanto esse livro é sensacional e agora estou muito curiosa para realizar essa leitura.
    Espero que esse triângulo amoroso não me incomode tanto, pois eu tenho pavor a isso, geralmente estragam minhas leiituras, mas espero que o livro seja tão bom que isso se torne irrelevante.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. concordo com você. a maioria dos autores andam colocando triângulos amorosos em livros que não precisam disso pois se bastam por si mesmos, com tramas que poderiam ser melhor elaboradas, se não fosse o romance como pano de fundo...


    eu tenho interesse nessa obra, mas não é algo que eu queira ler de imediato... mas tô de olho nele heheh

    ResponderExcluir
  5. Estou LOUCA para ler esse livro. Muito mesmo. Gostei da sua resenha, deixou-me mais ansiosa <3



    http://versificados.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi. eu não curto YA e não sabia da repercussão do livro no exterior, mas quando vi a primeira resenha do livro, senti MUITA vontade de ler, essa vontade só continua. Como você, mesmo sem ler a obra, também achei que o livro traz um enredo fantástico...

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Tenho lido resenhas muito positivas desse livro e estou enlouquecida pra lê-lo *-* pena que ainda tá caro nas lojas.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ter uma história muito boa, realmente, gostei do enredo e do modo como conseguiu cativar minha curiosidade, bom, em relação ao triângulo amoroso: clichê e algo que terá quase sempre! Haha! Adorei a resenha, parabéns!!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. São poucos os YA que gosto e esse me interessou muito. Gostei muito da sua resenhas, me fez colocar na lista! :D

    ResponderExcluir
  10. Eu vi várias pessoas mostrando em seus book hauls esse livro e fiquei ligeiramente interessada. A capa e a premissa me chamam a atenção, mas sabe quando você não sabe exatamente se quer? Haha deixarei a leitura para o ano que vem. :D

    ResponderExcluir
  11. Achei a premissa do livro bem instigante, e fico feliz com saeus comentários sobre ele, pois dá para perceber que gostou bastante da leitura. Adoro livros que abordam dois ou mais pontos de vista, então já bateu uma curiosidade. No momento estou fugindo de series e trilogias para poder concluir as que já tenho, mas não descarto a possibilidade de realizar essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Achei a premissa do livro bem instigante, e fico feliz com seus comentários sobre ele, pois dá para perceber que gostou bastante da leitura. Adoro livros que abordam dois ou mais pontos de vista, então já bateu uma curiosidade. No momento estou fugindo de series e trilogias para poder concluir as que já tenho, mas não descarto a possibilidade de realizar essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. quando vi essa capa fiquei louca no livro e agora com sua resenha certeza que lerei, mas olha esse triângulo me deu uma boa desanimada, odeio isso nos livros -.-'

    ResponderExcluir
  14. Eu estou completamente rendida por esse livro, A escrita dessa mulher é maravilhosa, o enredo é sensacional e todo mundo precisa demais ler esse livro.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Aline. Tudo bem?
    Quando esse livro chegou aqui em casa, confesso que não fiquei muito interessado, mas resolvi dar uma chance e me apaixonei. A trama é maravilhosa e quero a continuação pra ontem, hahaha.

    Beijos,
    Leo
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, tenho lido resenhas bem positivas sobre esse livro (gostei da sua!). Apesar de não ser meu gênero literário preferido, acho que daria uma chance a ele se é uma história cativante.

    ResponderExcluir
  17. Que resenha maravilhosa.
    Me deu mai vontade de ler esse livro. a capa dele é divina. Estou muito curiosa.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  18. Catharina Mattavelli11 de dezembro de 2015 15:31

    Oláá

    A resenha está bem legal e parece ser uma leitura muito legal para amantes do gênero, eu recebi o livro aqui mas não sou fã do gênero e não sei se leria por agora apesar de ouvir tantos elogios.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir