Header Ads

ad

Demian (Hermann Hess) Ed. Record

Série: -
Editora: Record
Autor: Hermann Hesse
Páginas: 196
Nota do Sempre Nerd: 5/5 -  FAVORITADO!

Emil Sinclair é um jovem atormentado pela falta de respostas às suas questões sobre o mundo. Ao conhecer Max Demian, um colega de classe precoce e carismático, Sinclair se rebela contra a convenções de seu tempo e embarca em uma jornada de descobertas. Publicado originalmente em 1919, este clássico, considerado um divisor de águas na trajetória de Hermann Hesse, reflete os questionamentos do escritor alemão acerca da humana, com suas contradições e dualidades. Influenciado pelas ideias de Carl Jung, fundador da psicologia analítica, Hesse descreve o processo de busca do indivíduo pela realização interior e pelo autoconhecimento.

Demian é romance que vai contar a história de Sinclair, vamos acompanhar o protagonista desde a infância até a fase adulta, vale ressaltar que a história termina aos 18 anos do personagem, no entanto parece que o leitor já viveu junto com ele um vida inteira, exatamente por tantos acontecimentos que ocorrem com Sinclair. 

Esse foi meu primeiro contato com Hesse e fiquei fascinada por sua narrativa e inúmeras reflexões que a obra traz. É inegável dizer que esse é um daqueles livros para ler e reler, pois suas reflexões vão mudar a medida que você muda e amadurece, portanto é um livro que com certeza irei relar daqui uns anos.

O personagens passa por questionamentos como existência humana, bom censo, certo e errado e a busca pela própria personalidade. 

O livro é muito profundo e faz com que o leitor se desligue do mundo exterior e se envola de tal forma com a narrativa, que parece que todos os problemas apresentados aqui são vividos pelo próprio leitor

Impossível não se encantar com Demian, que traz um pouco de Diabo e um pouco de Deus, e que de certa forma influencia, ou apenas desperta aquilo que já existe em Sinclair ou no próprio leitor. Ele tem um diálogo envolvente e forte que nos faz mergulhar em nós mesmos.

Uma obra encantadora e marcante Demian é um livro que merce ser lido por todas pessoas. Existe muita psicologia na história e reflexões que amadurecem o leitor. Um livro para a vida é assim que classifico Demian.

Nenhum comentário: