Header Ads

Header Ads

Só O Tempo Dirá (Jeffrey Archer) - Ed. Bertrand


Série: As Crônicas de Clifton #1
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Jeffrey Archer
Páginas: 420
Nota do Sempre Nerd: 5/5 

A vida de Harry Clifton começa em 1920, com os dizeres: “Disseram-me que meu pai havia morrido na guerra.” Harry não conheceu o pai, um trabalhador das docas de Bristol, e é através do tio que aprende tudo sobre esse universo. Stan, por sua vez, espera que o sobrinho se junte a ele no estaleiro ao concluir seus estudos. É uma perspectiva triste, por isso, quando a bela voz de Harry assegura-lhe uma bolsa de estudos em um colégio exclusivo para rapazes, mudando radicalmente o destino que o aguardava, ele percebe que nada mais será igual.
Harry conhece seu melhor amigo em St. Bede’s: Giles Barrington, primogênito de uma das famílias mais ricas de Bristol. Na escola, Giles se torna uma espécie de protetor do rapaz, mas talvez o melhor fruto dessa relação seja a proximidade com a irmã do amigo, Emma, destinada a se tornar o amor da vida de Harry. Só o Tempo Dirá inclui um elenco memorável e nos guia das devastações da Primeira Guerra às docas da Inglaterra operária, das ruas de Nova York nos anos 1940 à eclosão da Segunda Guerra Mundial, quando Harry precisa tomar uma decisão que porá em risco até mesmo seu amor por Emma Barrington.


Esse foi o meu primeiro contato com Archer e devo dizer que ele é magnífico, escreve de forma primorosa. Fiquei encantada com sua narrativa e quero conferir outros livros dele.

Só o tempo dirá traz uma história surpreendente, diferente de tudo o que eu já li, um enredo marcante e completamente original. 

A narrativa é extremamente bem estruturada, onde é possível participar das motivações e anseios de cada personagem. Fiquei impressionada com a habilidade de Archer de construir e amarrar a trama, ele se mostrou um exímio contador de histórias. Devorei livro rapidamente, pois basta uma pequena conferida no primeiro capítulo para ser fisgado para fabulosa e emocionante história que o autor nos apresenta.

Nesse primeiro volume a história é ambientada na Inglaterra e em Nova York entre 1920 - 1940 e nos conduz para um época devastada pela Primeira Guerra Mundial (1920) e depois para o surgimento da Segunda Guerra Mundial (1940), momento em que nosso querido Harry precisa tomar uma grande decisão.

A verdade é que tudo nesse livro me impressionou. Os personagens são inesquecíveis, como não admirar e respeitar a mãe de Harry, uma viúva que lutou para criar seu filho, ou o Velho Jack com sua singela sabedoria. Os cenários também são muito bem elaborados, ótimas descrições e a trama é esplêndida. Simplesmente um livro que todo mundo deveria ler.

Recomendo fortemente a leitura. Archer já ganhou meu coração e mal posso esperar pelo segundo volume.

Nenhum comentário:

Disqus for Sempre Nerd