Header Ads

Header Ads

Hyde (Daniel Levine) - Ed. Record


Série: -
Editora: Record
Autor: Daniel Levine
Páginas: 434
Nota do Sempre Nerd: 2/5 
O que acontece quando o vilão se torna o herói?
Impedido de sair do gabinete do Dr. Jekyll, Mr. Hyde conta as horas até ser capturado. No entanto, como um último ato ele tem a chance de contar a breve e fascinante história de sua vida.
Trazido à vida após passar mais de trinta anos adormecido no inconsciente do Dr. Jekyll, Hyde não sabe quando ou por quanto tempo terá o controle do corpo que divide com o médico. Quando dormente, ele observa a vida do Dr. Jekyll de uma perspectiva distante, mas consciente. Porém, conforme o experimento se desenrola, Hyde passa a ter suas próprias experiências, algo próximo à liberdade.
Mas a existência mútua é ameaçada. Há um perseguidor misterioso à espreita. Hyde está sendo provocado, e há uma cilada sendo orquestrada. E, quando algumas garotas desaparecem e uma pessoa é assassinada, na bruma da consciência compartilhada, será que Hyde pode ter certeza de que não é o culpado dos crimes?


O Médico e o Monstro é um dos meu clássicos de terror preferidos. Acredito que foi o primeiro livro que mexeu comigo de uma forma mais profunda, me trouxe reflexões a respeito do ser humano, pois apesar de ser um livro de horror, o autor Robert Louis Stevenson faz grandes questionamentos sobre o caráter do ser humano, então quando eu vi esse lançamento não pensei duas vezes e solicitei a editora, queria reencontrar os personagens do primeiro livro que me marcou de verdade. 

Achei a premissa da história bem interessante e quis conferir essa nova versão de Hyde, que no original é o lado cruel do Dr. Jekyll, mas aqui ele se torna uma espécie de herói. 

No livro também reencontramos vários dos personagens do original o advogado Utterson, o mordomo e etc. 
A narrativa é em primeira pessoa e toda a história é contata pelo ponto de vista de Hyde, pois mesmo quando o Dr. Jekyll está no controle são as reflexões de Hyde que são apresentadas ao leitor. Porém mesmo possuindo um enredo interessante e uma uma excelente gama de personagens o livro não funcionou para mim e eu o classificaria como a minha primeira decepção literária de 2016.

Infelizmente o autor não conseguiu me convencer com essa nova versão de Hyde, que se tornou um personagem chato e entediante, cheio de crises de consciência, algo bem diferente o vilão inesquecível moldado por Stevenson.
Outra coisa que me incomodou muito foi o desenvolvimento do texto. O livro traz  muitos  momentos enfadonhos, Hyde chega a irritar com suas reflexões. Acredito que faltou agilidade na narrativa de Levine, afinal a ideia central era instigante, o problema foi que o autor se prolongou muito em alguns momentos, o que acadou deixando sua história muito extensa e cansativa. Não consegui me conectar com os personagens nem com os acontecimentos. 
Era um livro que tinha tudo para ser magnífico, mas acabou pecando no desenrolar da narrativa.

O livro conta também com o texto integral de O Médico e O Monstro, que é um história fantástica, imperdível, recomendo a todos os tipos de leitores. A tradução está ótima, impecável. Outra coisa boa é que a Editora Record disponibilizou essa nova tradução em ebook inteiramente grátis na loja da Amazon. Clique aqui e confira!

Nenhum comentário:

Disqus for Sempre Nerd