Header Ads

Header Ads

Um Passado Sombrio (Peter Straub) - Ed. Bertrad Brasil

Série: -
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Peter Straub
Páginas: 392
Nota do Sempre Nerd: 4/5 

Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.

Como grande fã da literatura de horror quando eu soube do lançamento desse livro fiquei super ansiosa, afinal trata-se de um autor consagrado no gênero e eu sempre tive ótimas experiências com as histórias do Straub. 
Peter Straub é um mestre do terror e já contribuiu de forma significativa para o gênero com obras como Os Mortos Vivos, Mr. X e outros. Suas histórias, as que abordam o lado sobrenatural, o fazem de uma forma perturbadora e profunda, ele sempre vai muito além de assustar o leitor, ele cria uma narrativa bela e viciante, que vai tornando o leitor dependente. Se existe um autor capaz de causar arrepios em leitores já acostumados com esse tipo de literatura mais sombria, esse é o Peter Straub.

Um Passado Sombrio traz um enredo muito interessante e bem assustador, o sobrenatural é abordado de uma forma sinistra e medonha, no entanto talvez pelas grandes expectativas que eu tinha em relação a esse livro, não o considero realmente arrepiante como Os Mortos-Vivos, por exemplo. É uma história sombria e impressionante com certeza, mas não é algo que excepcional que vai revolucionar o gênero do terror. É um história macabra e bem construída, mas não causa medo, não causa aquele frio na espinha, sabe?

A narrativa tem seus altos e baixos, em alguns momentos o leitor vai se deparar com uma escrita super ágil, onde é possível se envolver com os mistérios e ficar cada vez mais empolgado para montar o quebra-cabeças sobre o que aconteceu naquela fatídica noite que afetou a todos, porém em outros momentos a narrativa segue de uma forma confusa e cansativa, deixando a trama mais lenta.

O personagens são desenvolvidos de uma forma magistral, são complexos e profundos, com seus dramas pessoais bem arquitetados.Todos tem um excelente embasamento psicológico. Cada um é afetado de uma forma pelo evento ocorrido e traz os reflexos sobre isso em suas vidas. Peter Straub foi magnânimo na criação de seus personagens. 

Apesar dos pontos positivos e negativos, é um leitura agradável e eu recomendo muito, principalemtne para os leitores já acostumados com o gênero de terror. É um história densa e complexa, onde é preciso estar atento a cada detalhe. 
Para aqueles qu gostam de tramas mais intrincadas e obscuras Um Passado Sombrio pode ser uma ótima escolha

2 comentários:

  1. Oii, tudo bom? Então, livros de terror não combinam muito comigo, pelo simples fato de ser extremamente medrosa! rs Mas adorei sua resenha e se curtisse o gênero, eu leria a obra, mesmo com os pontos negativos destacados. Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. apaixonadasporlivros1 de maio de 2016 08:01

    Nunca li nada do autor e até gosto do gênero,mas ando muito afastadas dele. Mesmo com as suas ressalvas,acho que o livro cumpre seu papel, com personagens bem escritos e a trama ágil , para mim já ficou interessante.

    Vou colocar na minha lista de desejados.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Disqus for Sempre Nerd