Header Ads

Header Ads

Header Ads

Star Trek: O Portal do Tempo (A. C. Crispin) - Ed. Aleph

Série: Saga Passado #1
Editora: Aleph
Autor: A. C. Crispin
Páginas: 256
Nota do Sempre Nerd: 4,5/5

Capitão Kirk, Spock e dr. McCoy descobrem que, durante uma viagem ao passado, Spock teve um filho. Agora, estão prestes a viajar mais uma vez através do portal do tempo a fim de resgatar esse filho, antes que seu planeta seja destruído. Resgatado, o garoto tentará aprender tudo sobre a Federação e sobre a cultura vulcana, enquanto a tripulação da Enterprise o conhece e se acostuma à sua presença. Mas seus dias de aprendizado são interrompidos quando uma invasão romulana pode mudar perigosamente o curso da história.

Para os fãs da série Star Trek , O Portal Do Tempo é uma história bastante conhecida. Foi lançado em 1991, peal Aleph e republicado agora, aproveitando a boa maré da ficção cientifica. O que foi um grande presente para aqueles que amam franquia, como eu.
Antes de falar da história do livro, é importante ressaltar que dois episódios da série serviram como inspiração para o Portal do Tempo, mas caso você nunca tenha assistido a série, não se preocupe, o livro traz todas as referências e explicações necessária para compreender a história. Então mesmo para aqueles que não conhecem muito bem o universo Star trek, O Portal do Tempo acaba se tornando uma excelente opção para começara conhecer esse universo, pois é bem explicado e traz todo o contexto e ambientação que o leitor precisa, de uma forma bem sutil.

Os episódios que inspiraram o Portal do Tempo foram Cidade à Beira da Eternidade”, considerado um dos melhores episódios da franquia e “Todos os Nossos Ontens”.

Em O Portal do Tempo Spock descobre, através de indícios arqueológicos que seu romance com Zarabeth gerou uma criança. Devido a destruição do plante Sarpeidon, na era atual, Spcok decide salvar seu filho e busca autorização para usar o Guardião da Eternidade e assim voltar no tempo para Sarpeidon. Ao retornar a era glacial com a companhia de Kirk e McCoy, Spock percebe que ser pai não é uma tarefa simples e que exigirá muito mais do que sabedoria cientifica. Sendo assim Spock se vê em um labirinto a medida que tensão entre pai e filho se intensificam e uma nova missão é estabelecida.

O livro é um aventura deliciosa, onde podemos reencontrar personagens queridos. Foi maravilhoso matar a saudade de Kirk, McCoy, Spock e toda a Enterprise. Como fã da série, eu vivi um momento de nostalgia e me deleitei com a historia, que é simples e bem contada.  Acho que o livro cumpriu muito bem o seu papel, divertido e emocionante.

Mesmo para quem não está familiarizado com o universo de Star trek, é um livro que vale a pena. A edição conta com apêndices e glossário, que vão ajudar aos novos fãs a se integrar nesse mundo tão fascinante, achei isso excelente.


Recomendo para todos que querem embarcar em uma aventura intergaláctica de uma das franquias mais incríveis de ficção científica.

6 comentários:

  1. Olá!
    Não sou muto chegada em ficção científica, mas achei a história bem interessante até. Que bom que o livro ajuda os novos leitores, isso é bem legal.

    ResponderExcluir
  2. Sou completamente leiga quando se trata de Star Trek e Star Wars, fico totalmente confusa com o contexto e nunca sei quais os livros vieram primeiro. Ficção científica é bom demais e eu tenho me tornado uma grande fã do gênero. Acredito que se eu lesse, pudesse entender melhor e quem sabe gostar?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que o livro é bem explicativo e não exclui leitores que não são habituados com a série... Eu nunca li nenhum livro ou assisti nenhum filme, mas vontade não me falta! Mas mesmo assim, acho que preferiria me organizar pra conhecer tudo na sequência certa.

    ResponderExcluir
  4. rudynalvacorreiasoares29 de setembro de 2016 20:26

    Aline!
    Acho fantástica a ideia da editora lançar os livros do Star Treck baseado nos filmes.
    Para quem é fã desde a adolescência como eu, fico maluquinha para ler.
    “A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.” (Che Guevara)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nem assisti nenhum filme de Star Trek, mas tenho muito interesse. Acho que vou gostar bastante, por ser um livro de ficção científica, com uma jornada na galáxia. Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  6. O universo de Star Trek nunca foi realmente um interesse meu. Até quero ver os filmes um dia, mas nada além disso. E o enredo da história do livro também não me chamou a atenção, então eu não leria.

    Abraços :)

    ResponderExcluir